O conglomerado alemão Siemens emitiu pela primeira vez um título digital baseado em blockchain denominado em euros. Em comunicado, a corporação destacou os benefícios do uso do blockchain, incluindo a oportunidade de venda direta a investidores.
Título digital emitido sob a Lei de Títulos Eletrônicos da Alemanha
A maior fabricante industrial da Europa, a Siemens, anunciou que se tornou uma das primeiras empresas na Alemanha a emitir um título digital de acordo com a Lei de Títulos Eletrônicos do país, que entrou em vigor em junho de 2021.
O título de € 60 milhões (US$ 64 milhões) tem prazo de um ano e é baseado em uma blockchain pública, a da Polygon, de acordo com relatórios da mídia criptográfica. Ao anunciar o acordo na terça-feira, a Siemens enfatizou certas vantagens de empregar uma plataforma blockchain em relação aos métodos tradicionais:
Por exemplo, torna desnecessários os certificados globais baseados em papel e a compensação central. Além disso, o título pode ser vendido diretamente aos investidores sem a necessidade de um banco para atuar como intermediário.
“Ao nos afastarmos do papel e nos aproximarmos de blockchains públicos para a emissão de títulos, podemos executar transações de forma significativamente mais rápida e eficiente do que na emissão de títulos no passado, afirmou o tesoureiro corporativo da Siemens AG, Peter Rathgeb.
A Lei de Títulos Eletrônicos da Alemanha permite que as organizações emitam títulos digitais baseados em blockchain, apontou a Siemens. Ele também disse que vendeu os valores mobiliários diretamente aos investidores sem envolver os depositários centrais de valores mobiliários estabelecidos.
“Os pagamentos foram feitos usando métodos clássicos, pois o euro digital ainda não estava disponível no momento da transação”, observou o comunicado de imprensa. Hauck Aufhäuser Lampe Privatbank AG atuou como registrador de títulos para a transação, que foi concluída em dois dias, enquanto Union Investment, Dekabank e DZ Bank investiram no título.
Siemens promete impulsionar o desenvolvimento de títulos digitais na Alemanha
“Graças à nossa cooperação bem-sucedida com nossos parceiros de projeto, alcançamos um marco importante no desenvolvimento de títulos digitais na Alemanha”, observou Peter Rathgeb, acrescentando que a corporação continuará ativamente envolvida em seu desenvolvimento.
“Com nossos produtos e tecnologias inovadoras, a Siemens apoia a transformação digital de seus clientes com grande sucesso. Portanto, é lógico que testemos e utilizemos as mais recentes soluções digitais em finanças”, acrescentou Ralf Thomas, diretor financeiro da Siemens.
“Estamos orgulhosos de ser uma das primeiras empresas alemãs a emitir com sucesso um título baseado em blockchain. Isso torna a Siemens pioneira no desenvolvimento contínuo de soluções digitais para os mercados de capitais e valores mobiliários”, detalha o executivo.
A Europa ainda precisa regular de forma abrangente seu espaço blockchain. Em 2022, as principais instituições em Bruxelas e nos estados membros chegaram a um acordo sobre a nova legislação dos Mercados de Criptoativos ( MiCA ) da União Europeia. Espera-se que a MiCA entre em vigor em 2023, mas as empresas terão outros 12 a 18 meses para cumpri-la. Um euro digital está atualmente em desenvolvimento.
Fonte: news.bitcoin