Google Cloud vai digitalizar a governança, a saúde e a educação de El Salvador

Por 04/09/2023
04/09/2023

O Google Cloud anunciou uma nova parceria com o governo de El Salvador em 29 de agosto para estabelecer um escritório e fornecer serviços do Google Distributed Cloud (GDC) no país.

A parceria tem como objetivo digitalizar o país, atualizar os serviços do governo e melhorar os sistemas de saúde e educação. O GDC também ajudará a trazer infraestrutura mais próxima de onde os dados são gerados em El Salvador.

Nayib Bukele, presidente do país, disse que acredita que El Salvador está rapidamente se tornando um "centro de inovação".

"El Salvador está avançando. Acreditamos que a tecnologia e o investimento estrangeiro são fundamentais para o desenvolvimento."

Ele também foi às redes sociais e postou sobre a parceria com um emoji de rosto sorridente com um olho piscando.

A Google planeja estabelecer operações em El Salvador

Comunicado de imprensa oficial do @Google:https://t.co/Fm1i3YizNr

— Nayib Bukele (@nayibbukele) 29 de agosto de 2023

A parceria se estenderá por sete anos, sujeita à aprovação legislativa completa, e ajudará o governo a digitalizar projetos e processos, como faturamento, licenciamento e muito mais. De acordo com o anúncio, a entrada do Google Cloud em El Salvador marca o primeiro governo latino-americano a utilizar a tecnologia de nuvem.

Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, disse acreditar que a computação em nuvem pode "realmente transformar" a América Latina.

"O acesso à computação em nuvem se expandiu dramaticamente em várias indústrias e regiões em todo o mundo", disse ele, acrescentando: "Possibilitando que tanto pequenas empresas quanto o setor público utilizem exatamente as mesmas aplicações e serviços dos mercados mais maduros."

A infraestrutura adicional do GDC também ajudará a apoiar a postura ativa de El Salvador em relação à adoção do Bitcoin e sua integração na sociedade. Isso permite nós completos de Bitcoin com suporte ao Protocolo Ordinals.

Além disso, em 8 de agosto, El Salvador concedeu à exchange de criptomoedas Binance uma licença para oferecer serviços de criptomoedas aos usuários no país. O Bitcoin é moeda legal lá desde 2021.

Recentemente, a iniciativa Bitcoin Beach foi para a sala de aula e ensinou mais de 25.000 estudantes sobre o Bitcoin e os ajudou a obter um "diploma de Bitcoin" através do sistema educacional do país.

O país já viu retornos imediatos no programa com o exemplo de um adolescente que obteve o diploma e depois voltou à sua antiga escola para ensinar educadores sobre o ativo digital.

Fonte: cointelegraph