Implicações Militares Estratégicas Nacionais - Pesquisador do MIT afirma que Bitcoin pode desempenhar um papel fundamental na segurança nacional

Por 23/03/2022
23/03/2022

Bitcoin e criptomoedas foram lançados no centro das atenções globais pela invasão da Ucrânia pela Rússia – embora o preço do bitcoin não tenha conseguido subir, desencadeando um sério aviso da Coinbase.

Oligarcas e bilionários russos atingidos por severas restrições financeiras estão se voltando para o bitcoin, de acordo com um advogado de Londres. Enquanto isso, a Ucrânia levantou mais de US$ 100 milhões em doações de criptomoedas de todo o mundo.

Agora, um pesquisador do MIT disse que o bitcoin pode desempenhar um papel fundamental na segurança nacional – recomendando que os EUA comprem bitcoin para mitigar o impacto de outros países possivelmente tentando se livrar da dependência do dólar americano.

“Os Estados Unidos se posicionam melhor para se beneficiar disso e você faz isso comprando bitcoin, então você captura um valor desproporcional à medida que as pessoas o inundam”, disse Jason Lowery, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), engenheiro astronáutico no espaço dos EUA.

“Se isso realmente se tornar o novo protocolo de defesa de propriedade que todos assinam, então você está se posicionando para se tornar uma superpotência nos próximos 1.000 anos”.

No ano passado, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin, tornando-o uma moeda oficial junto com o dólar americano e comprando pouco mais de 1.800 bitcoins na esperança de impulsionar a economia do país e estimular o investimento. Alguns políticos de outros países da região também pressionaram pela adoção do bitcoin, embora até agora estejam adotando uma abordagem de esperar para ver o controverso experimento de bitcoin de El Salvador.

No início deste mês, Samson Mow, consultor de El Salvador durante a adoção do bitcoin, nomeou o México como “na lista” de países que poderiam seguir El Salvador para o bitcoin.

“A vantagem assimétrica do pioneiro não pode ser subestimada”, disse Lowery, que afirma que o bitcoin pode preservar a confiança zero e o controle igualitário, criando “um enorme complexo de defesa industrial”.

Enquanto isso, legisladores e reguladores de todo o mundo estão tentando reprimir bitcoin e criptomoedas como resultado de oligarcas e bilionários russos sancionados que buscam bitcoin. Na semana passada, a senadora norte-americana Elizabeth Warren, uma crítica de cripto de longa data, anunciou um novo projeto de lei que impediria empresas de bitcoin e criptomoeda de fazer negócios com aqueles atingidos por sanções.

“Proibir [o bitcoin] não é uma opção”, disse Lowery. "Você não pode proibir seu adversário de usar isso."

Em janeiro, o gigante de Wall Street Fidelity previu que outros países e até mesmo um banco central poderia seguir El Salvador para o bitcoin este ano – dizendo que aqueles que compram bitcoin enquanto o preço está baixo “serão melhores competitivamente do que seus pares”.

“Há uma teoria de jogo de apostas muito altas em jogo aqui, segundo a qual, se a adoção do bitcoin aumentar, os países que garantem alguns bitcoins hoje estarão em melhor situação competitiva do que seus pares”, escreveram os analistas da Fidelity Chris Kuiper e Jack Neureuter em uma nota , acrescentando que “ não ficaria surpreso ao ver outros estados-nação soberanos adquirirem bitcoin em 2022 e talvez até ver um banco central fazer uma aquisição."

Fonte: forbes