Investidores em cripto: por que você precisa entender os protocolos da camada 1

Por 07/04/2023
07/04/2023

o primeiro trimestre foi um ótimo momento para os preços das criptomoedas, mas um momento terrível para o sentimento sobre o setor. Gostaria de expor o último ponto, visto que a criptografia está claramente na mira de reguladores e políticos – incluindo alguns que parecem não querer que esse setor exista.

O tweet da senadora Elizabeth Warren (D-Mass.) sobre a construção de um “exército anticripto” é uma das indicações mais pronunciadas desse sentimento. Na verdade, a CoinDesk achou por bem publicar recentemente dois editoriais sobre a repressão do governo federal às criptomoedas e a politização da administração Biden . Expressei minha própria crença de que os maus atores, não o ativo , devem ser o alvo.

Mas, em vez de criticar os críticos, prefiro falar sobre o que me atraiu para a criptografia, o que é ilustrativo. Meu interesse inicial em 2018 foi baseado em interesse especulativo, que pode ser palavrão para muitos. Por que se fala de especulação no pejorativo? Não conheço ninguém que aplique capital com a expectativa de que ele diminua de valor. Se você é essa pessoa, sinta-se à vontade para passar seu bem para mim e eu posso guardá-lo para você.

Aqui estão as perguntas que fiz a mim mesmo quando a cripto entrou no meu radar:
  • “O que é essa novidade que estou ouvindo?”
  • "O que isso faz?"
  • “Como posso aprender mais sobre isso?”

A curiosidade intelectual, o desejo de gerar riqueza e o objetivo de aumentar meu conhecimento sobre uma tecnologia nascente me levaram ao bitcoin (BTC ). Em retrospectiva, porém, não era apenas bitcoin. Era o conceito de blockchains da camada 1, porque, em última análise, é isso que estamos acessando: espaço em um blockchain.

O valor de uma rede de camada 1, ou L1, vem de pessoas que realizam transações ponto a ponto com esse blockchain. O token nativo de qualquer blockchain – BTC no caso do Bitcoin – atua como um mecanismo de incentivo para levar as pessoas a garantir que os dados armazenados no blockchain sejam seguros e precisos.

O valor é especialmente relevante em áreas do mundo onde os banqueiros centrais causaram a hiperinflação das moedas locais. Um dos erros cometidos pelos legisladores e reguladores dos EUA é olhar para as criptomoedas apenas de uma perspectiva centrada nos EUA.

Parece que os reguladores não se importam com a funcionalidade ou confiabilidade das blockchains, especialmente porque alguns dos maiores oponentes da criptografia são a favor das moedas digitais do banco central – um tipo de moeda digital emitida por um banco central. A animosidade parece mais relacionada à natureza descentralizada da criptomoeda – a capacidade de pegar moeda fiduciária e trocá-la por outro ativo de valor, sem a necessidade de um órgão central (bancos centrais, reguladores, políticos, bancos convencionais etc.).

Aqui estão alguns dos maiores protocolos da camada 1 e seu desempenho recente:

CoinDesk - Desconhecido

O desempenho varia de impressionante a qualquer coisa, mas é assim que provavelmente deveria ser. Em um nível técnico, o BTC é mais correlacionado ao ether ( ETH ), a segunda maior criptomoeda depois do bitcoin, com sua menor correlação sendo o token BNB da Binance .

O que acho intrigante sobre as camadas 1 é a nuance que existe entre elas. À medida que um L1 surge, outro tenta melhorá-lo com base na velocidade, escalabilidade, etc. Por exemplo, estou reconhecidamente ancorado no Bitcoin. Sua fundação como uma rede peer-to-peer lhe dá uma vantagem pioneira e a maior participação de mercado.

A capacidade de desenvolver contratos inteligentes no blockchain Ethereum, onde condições predeterminadas são atendidas e executadas por meio de código, é outra faceta em que encontro valor.

De muitas maneiras, a criptografia força alguém focado em ativos e preços a subir de nível em tecnologia, enquanto a pessoa focada em tecnologia é incentivada a se atualizar na dinâmica do mercado. A disciplina de tecnologia e a disciplina de ativos são unidas, da mesma forma que o código vincula tarefas dentro de um contrato inteligente.

Em minha própria experiência, isso me levou a descobrir diferenças entre blockchains. Por exemplo, o Avalanche usa uma “rede heterogênea de blockchains”. Em vez de todos os aplicativos que ocorrem em um blockchain, o Avalanche usa uma Cadeia de Troca (“X”), Cadeia de Plataforma (“P”) e Cadeia de Contrato (“C”). Ao fazer isso, o objetivo é aumentar a escalabilidade e reduzir as taxas, coisas com as quais o blockchain Ethereum tem lutado.

A propriedade de ativos é importante. Faz pouco ou nenhum sentido ignorar uma tecnologia em expansão, a menos que você queira ficar completamente para trás. Se as pessoas puderem se envolver em transações ponto a ponto com total confiança em sua precisão e não precisarem compensar terceiros, elas o farão.

As L1s estão na base da criptoeconomia e devem ser compreendidas e utilizadas como rede base para aplicações. E, sim, às vezes até usado para gerar lucro também.

Fonte: coindesk