JPMorgan: Bitcoin está "sobrecomprado", mas vai sugar dinheiro do ouro

Por 21/12/2020
21/12/2020

Os investidores institucionais podem ser tudo o que está elevando o preço do Bitcoin (BTC), afirma um novo relatório do JPMorgan Chase.

Em comentários em 18 de dezembro citado pela Bloomberg, estrategistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou adicionaram às previsões recentes sobre o papel das instituições no futuro do Bitcoin.

De acordo com o JPMorgan, os ingressos em grande escala vistos neste mês devem continuar para evitar uma correção de preços.

As teorias vinculadas aos recentes aumentos de preços incluem investidores institucionais comprando por meio de negociações de balcão que sugam a oferta disponível. Isso tem sido chamado de crise de liquidez, que só vai se acentuar com o tempo, enquanto nesta semana, outro analista afirmou que o ciclo poderia alimentar a corrida de touros do Bitcoin indefinidamente.

Para o JPMorgan, no entanto, os compradores precisam manter o ritmo para evitar o cenário oposto - perdas.

Com relação à Grayscale, que agora tem US $ 13,1 bilhões em criptomoedas sob gestão, eles raciocinaram que o tamanho dos fluxos de entrada significa que eles "são grandes demais para permitir que qualquer posição seja revertida por traders de momento para criar uma dinâmica de preço negativa sustentada."

Apesar disso, o Bitcoin ainda estava "sobrecomprado" nos níveis de preço atuais perto de US $ 24.000, com o Índice de Força Relativa (RSI) subindo acima de 70. Uma queda de preço posterior na segunda-feira trouxe o RSI abaixo deste limite.

Mais pressão do preço do ouro avançando

Anteriormente, Panigirtzoglou et al. sugeriu que o Bitcoin poderia se beneficiar de uma injeção de dinheiro de US $ 600 bilhões a partir da aceitação institucional, depois que a gigante de seguros MassMutual revelou uma alocação de US $ 100 milhões.

Com base nas advertências anteriores sobre a perda do lugar do ouro para o Bitcoin, as últimas descobertas identificaram uma nova “tendência” formada pela Grayscale. A exposição ao Bitcoin pode envolver a compra de uma unidade da Grayscale e a venda de três unidades do SPDR Gold Trust.

“Se esta tese de médio e longo prazo se mostrar correta, o preço do ouro sofrerá um fluxo estrutural de vento contrário nos próximos anos”, acrescentaram.

Correlação do Bitcoin vs. Dólar, Ouro, VIX, S&P 500

A correlação entre o ouro e o Bitcoin diminuiu desde outubro, à medida que o Bitcoin alcançou novos máximos. O ouro foi rejeitado em US $ 1.900 na segunda-feira, após estender uma modesta recuperação de pontos baixos abaixo de US $ 1.800.