Possiveis contas e ativos congelados na corretora MEXC

Por 27/12/2023
27/12/2023

A exchange cripto MEXC supostamente congelou contas de vários traders e confiscou seus fundos, de acordo com vários relatos no X (antigo Twitter). A exchange afirma que as ações foram motivadas por “atividades de trading anormais”.

Os usuários da MEXC reclamam das restrições da conta desde 16 de dezembro. No X, o pseudônimo trader Vida revelou uma perda de US$ 92.000 em tokens Tether USDT, após lucros de várias negociações recentes ao longo de 15 dias no mercado futuro da MEXC. “Entrei em contato com o suporte e enviei documentos e, no segundo dia, os fundos da minha conta foram TOTALMENTE LIMPOS junto com o histórico de pedidos”, escreveram.

As capturas de tela compartilhadas por Vida mostram que a equipe de suporte da MEXC reconheceu que seu sistema de controle de risco sinalizou um problema nas negociações, que foi posteriormente investigado pela equipe da exchange. De acordo com a declaração relatada pela MEXC:

"Em relação às restrições de conta e questões relacionadas à negociação/ativos de futuros que você levantou, nosso sistema de controle de risco e pessoal relevante conduziram um exame completo. Foi identificado que houve atividades de negociação anormais em sua conta e contas associadas. De acordo com os termos de uso, tomamos medidas para recuperar as perdas incorridas."

Nos últimos dias, vários traders publicaram relatos semelhantes. De acordo com um usuário que está enfrentando problemas desde setembro, sua conta na exchange foi congelada após uma negociação de US$ 8.000. Segundo este usuário, outros amigos que negociam na MEXC também passaram pelo mesmo problema nas últimas semanas.

“A julgar pela proporção de amigos bloqueados no grupo ao meu redor, é perto de 10%”, escreveram.

O Cointelegraph entrou em contato com a MEXC, mas não recebeu uma resposta imediata.

Os termos de serviço da MEXC dizem que a exchange “tem o direito de investigar qualquer violação deste Contrato, determinar unilateralmente se você violou este Contrato e tomar medidas de acordo com os regulamentos relevantes sem o seu consentimento ou aviso prévio”.

De acordo com os termos, exemplos de tais ações incluem bloqueio e encerramento de solicitações de ordens, congelamento de contas, denúncia de incidentes às autoridades, publicação de supostas violações e ações tomadas, bem como exclusão de qualquer informação infratora.

A MEXC é uma exchange de criptomoedas centralizada criada em 2018 e sediada em Seychelles. De acordo com seu site, os serviços comerciais não estão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá e China. A exchange oferece negociação para mais de 2.000 pares.

A MEXC Crypto Exchange tentou acalmar os temores sobre a deleção de uma conta no Twitter, que alguns acreditavam ser operada pelo seu CEO.

Em 24 de dezembro, a MEXC publicou um post abordando a recente ‘confusão’ sobre a remoção repentina da conta MEXC_CEO do Twitter, que alguns usuários assumiram pertencer ao seu CEO, John Chen Ju.

A deleção da conta aumentou os temores já elevados de que a exchange pudesse estar enfrentando problemas, após vários traders relatarem que suas contas foram congeladas desde 16 de dezembro, e alguns usuários relataram dificuldades para retirar criptoativos da exchange.

Esclarecimentos da MEXC

A MEXC esclareceu que, embora a conta tenha sido usada oficialmente para promover a exchange, o CEO original da empresa deixou o cargo em julho de 2022, e desde então, o indivíduo associado à conta não tem mais ‘conexão real com a MEXC Oficial’.

A exchange admitiu que não fez um anúncio específico quando isso aconteceu, o que levou a um amplo mal-entendido e confusão quando a conta foi repentinamente deletada sem aviso.

‘Pedimos sinceras desculpas por qualquer confusão causada por este incidente’, disse a exchange, acrescentando que fará anúncios públicos de todas as mudanças significativas de pessoal que envolvam contas de mídia oficiais no futuro.

Operações normais e combate à desinformação

Enquanto isso, a exchange afirma que tem combatido uma onda de ‘desinformação e alegações infundadas’ destinadas a ‘denegrir a plataforma’.

Nos últimos dias, vários usuários no Twitter relataram problemas e atrasos nas retiradas, muitos dos quais parecem envolver tokens Kaspa (KAS). No entanto, a MEXC garantiu que a exchange está ‘operando normalmente, e todos os sistemas estão normais’.

‘Por favor, não se deixe enganar por rumores ou por indivíduos com segundas intenções. Nos opomos veementemente a qualquer forma de difamação e/ou disseminação de informações falsas’, afirmou em um post no Twitter em 24 de dezembro.

Fonte: Cointelegraph