Michael Saylor alerta sobre golpes de oferta de Bitcoin Deepfake

Por 12/01/2024
12/01/2024

Saylor alerta sobre golpes de oferta de Bitcoin Deepfake

Uma onda de golpes direcionados a investidores em criptomoedas usando vídeos deepfake gerados por IA varreu plataformas como Youtube e X, com o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, e o presidente executivo da Microstrategy, Michael Saylor, entre as figuras proeminentes apresentadas.

Na sexta-feira, Saylor emitiu um alerta sobre vídeos falsos fraudulentos dele e da Microstrategy distribuindo bitcoins aparecendo no Youtube. Os vídeos gerados pela IA levaram-no a exortar os seus seguidores a terem cautela, enfatizando: “Não existe almoço grátis”.

O vídeo mostra um deepfake de Saylor pedindo aos espectadores que lhe enviem bitcoins, prometendo dobrar a quantia. Ele também afirmou que a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin à vista pela SEC elevaria o preço do BTC a impressionantes US$ 1 milhão. Clicar no link do vídeo direciona você para um site fraudulento que afirma oferecer a “maior oferta de criptografia” com 1.000 BTC e 10.000 ETH em disputa. O site incentiva a participação imediata com vagas limitadas disponíveis e sem necessidade de conhecimento de criptografia.

“Durante este evento único, você terá a oportunidade de ganhar uma parte de 1.000 BTC & 10.000 ETH. Confira as regras e não perca essa oportunidade. Você só pode participar uma vez!” os detalhes do site. “Nosso modelo é baseado em resultados garantidos”, disse Saylor, deepfake gerado por IA, incentivando os investidores a escanear o código QR que aparece em suas telas.

Saylor recentemente revelou que está vendendo US$ 216 milhões em ações da Microstrategy com um plano para comprar mais bitcoins para seus ativos pessoais. Embora o presidente executivo não tenha divulgado quanto BTC ele possui recentemente, ele disse em outubro de 2020 que possui pessoalmente  17.732 BTC. Enquanto isso, sua empresa de inteligência de software relatou publicamente que possuía 189.150 bitcoins em dezembro de 2023.

Fonte: News.bitcoin