NFTs custodiais vs não custodiais: principais diferenças

Por 30/01/2022
30/01/2022


1. Entendendo os NTFs

Tokens não fungíveis, ou NFTs, são ativos criptográficos em uma blockchain que representam itens raros exclusivos.

Em termos de singularidade, os tokens blockchain regulares são quase como dinheiro físico, como Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH), e são iguais entre si e fungíveis – podem ser negociados ou trocados. Ao contrário do BTC e do ETH, metadados específicos e código de identificação único distinguem cada NFT um do outro. A singularidade dos NFTs cria escassez no mercado de criptomoedas e leva à incrível demanda e preços crescentes por eles.

NFTs representam ativos virtuais e itens do mundo real, obras de arte, músicas, videoclipes, colecionáveis ​​no jogo, cartões esportivos ou até mesmo itens de moda e imóveis. Com NFTs, esses itens podem ser facilmente tokenizados para criar certificados digitais de propriedade que podem ser comprados, negociados e vendidos. Através do uso de contratos inteligentes e graças à tecnologia blockchain, os NFTs podem ser vendidos para um grande público sem a necessidade de um intermediário.

2. Possuir um NFT

Tokens não fungíveis podem ser criados, comprados ou oferecidos. As NFTs geralmente são armazenadas em carteiras criptos que representam a propriedade de ativos digitais.

Devido à natureza rara, insubstituível e cara dos NFTs, está se tornando cada vez mais importante armazenar e gerenciar com segurança os portfólios de NFTs. Para possuir uma NFT e criar uma, você precisa obter uma carteira digital antecipadamente, não importa se você é um criador ou um comprador.

O processo de criação de um NFT é chamado de cunhagem . A cunhagem refere-se a um procedimento simples no qual qualquer item digital se torna imutável e inviolável como parte do blockchain. O processo exige o upload de conteúdo como um arquivo digital no mercado NFT e o pagamento de uma taxa para cunhar criptomoedas que representam um ativo valioso. Depois disso, este item digital pode ser vendido, trocado ou presenteado como um NFT.

Outra maneira de possuir um NFT é comprá-lo. A compra de NFTs permite que os colecionadores possuam itens digitais originais armazenados no blockchain que serve como prova de propriedade.

3. Carteira de criptomoedas

Uma carteira de criptomoedas é um local para armazenar com segurança ativos digitais, incluindo NFTs.

Uma carteira de criptomoedas é parte integrante de qualquer sistema blockchain. Com carteiras criptográficas, os usuários podem assinar transações e gerenciar saldo, bem como utilizar serviços blockchain e acessar mercados NFT. Por causa das carteiras criptográficas, muitas plataformas NFT eliminam a necessidade de armazenar os dados da conta dos usuários, tornando o processamento das transações mais seguro e preciso.

Cada carteira criptográfica tem dois componentes principais: uma chave pública e uma chave privada. A propriedade de qualquer ativo digital está vinculada a uma chave pública. A chave pública de uma carteira criptográfica é considerada um endereço de carteira, um identificador da carteira que pode ser compartilhado como um número de conta tradicional.

Por outro lado, uma chave privada de carteira criptográfica é mais como um número de identificação pessoal (código PIN) que protege a carteira. Ele é usado para assinar transações e descriptografar dados e sempre deve ser armazenado offline e mantido em sigilo. A segurança de uma carteira depende de quanto acesso é concedido a uma chave privada. Se uma chave privada for esquecida, perdida ou comprometida por terceiros, como custodiantes de criptografia, todos os ativos de criptografia e NFTs em uma carteira podem ser roubados.

Já existe muita informação disponível sobre o tema NFT, mas a custódia não é frequentemente discutida. Você já se perguntou: Quem tem controle total sobre o NFT que você acabou de cunhar ou comprar? NFTs de custódia e não custódia são mais comumente encontradas ao escolher uma carteira e negociar ou criar NFTs em plataformas.

4. Carteira de custódia NFT

Uma carteira NFT custodial é um tipo de carteira cuja chave privada está disponível para um terceiro - um custodiante de criptografia - que protege essa chave para garantir que os ativos estejam seguros.

Você já se perguntou o que é criptomoeda de custódia?

Dependendo de quanta responsabilidade os usuários desejam assumir em relação à custódia e controle sobre seus NFTs, manter a custódia NFT ou permitir que outra pessoa o faça são opções viáveis ​​aqui.

As carteiras NFT podem ser de custódia ou não. Algumas carteiras fornecem aos usuários acesso às suas carteiras, mas não armazenam chaves. Outras carteiras dão aos usuários controle total e acesso às suas NFTs, fornecendo acesso total à chave privada.

Em uma carteira criptográfica de custódia, um terceiro armazena todos os dados e ativos confidenciais de um usuário, incluindo a chave privada da carteira. Esse terceiro pode ser um mercado NFT, uma bolsa ou um provedor de carteira de custódia.

As carteiras de custódia são geralmente consideradas as mais fáceis de usar e fáceis de configurar. Além disso, os usuários não precisam lembrar e proteger suas chaves privadas, pois esse é o papel do terceiro. Eles podem recuperar contas sem esforço solicitando informações necessárias de terceiros a qualquer momento.

A maior armadilha do uso de uma carteira de custódia é a falta de autonomia e a perda de anonimato, pois os usuários geralmente são recomendados a cumprir os requisitos do Conheça seu cliente (KYC) que verificam o uso de documentos pessoais pelos usuários, como passaporte, carteira de motorista, etc.

5. Carteira NFT sem custódia

Uma carteira de criptomoeda sem custódia dá ao proprietário da carteira controle total da segurança dos ativos criptográficos, armazenando a chave privada

Uma carteira NFT sem custódia concede todo o acesso a fundos e operações a um usuário. Particularmente, uma chave privada é armazenada pelo usuário e não pode ser acessada por terceiros. Assim, a responsabilidade de salvar e proteger senhas, também conhecidas como frases mnemônicas, é inteiramente dos proprietários de carteiras. Se um usuário perder ou esquecer a senha, o acesso a uma carteira ficará permanentemente indisponível.

A principal vantagem de uma carteira sem custódia é o controle completo do usuário sobre ela e a capacidade de escolher o tipo de taxa de transação - a padrão ou uma taxa mais alta, dependendo da rapidez com que eles desejam que uma transação seja processada.

A principal desvantagem é a possibilidade de perder fundos para sempre se os usuários perderem ou esquecerem a frase mnemônica de backup. Além disso, as carteiras sem custódia podem ser menos fáceis de usar para novos usuários que não estão familiarizados com as especificidades das criptomoedas.

Os usuários podem usar carteiras de custódia e não custódia para armazenar seus NFTs, eles só precisam garantir que suas carteiras sejam compatíveis com o padrão NFT correto. Esses padrões são principalmente ERC-721 e ERC-1155 para blockchain Ethereum e BEP-721 e BEP-1155 para BSC. Todos os padrões de token estão vinculados ao fato de uma NFT ser custodial ou não custodial.

Os padrões de token não fungíveis 721 e 1155 podem cunhar NFTs. O padrão ERC/BEP-721 NFT visa criar tokens intercambiáveis. Essencialmente, cada token ERC/BEP-721 é único e representa um único ativo. O ERC/BEP-1155 é um padrão aprimorado além do ERC/BEP-721, pois facilita a criação de dois tipos de tokens, fungíveis e não fungíveis. Além disso, esse padrão é mais barato, pois reduz as taxas de gás, tornando-o uma maneira acessível e acessível de cunhar um NFT.

Quando os usuários planejam armazenar seus NFTs em uma carteira de custódia ou em uma carteira sem custódia, eles são altamente aconselhados a verificar primeiro o padrão de token NFT e garantir que sua carteira seja compatível com o padrão de token blockchain e NFT.

6. Mercados NFT

Os tokens não fungíveis podem ser cunhados, vendidos ou comprados em plataformas de negociação NFT que são custodiais ou não custodiais

Hoje, o espaço criptográfico está repleto de plataformas NFT de todos os tipos, como plataformas de massa e nicho, plataformas de autoatendimento ou apenas para convidados, plataformas NFT de jogos, mercados NFT de esportes ou música e muitos outros. Todos eles operam de forma ligeiramente diferente, fornecem funcionalidades distintas e oferecem vários tipos de NFTs. A maioria dos mercados NFT são baseados no blockchain Ethereum , enquanto outros pertencem a blockchains como Binance Smart Chain (BSC) , Polkadot , Solana e Cosmos, para citar alguns.

Alguns marketplaces são de custódia e outros não. Vale ressaltar que alguns tipos de NFTs podem não ser aceitos em determinadas plataformas, principalmente as de custódia, pois podem escolher o que entra e o que não entra. Essas plataformas são selecionadas e o conteúdo NFT pode ser censurado. Ao mesmo tempo, os mercados sem custódia estão mais abertos a uma variedade de tipos de NFT, desde NFTs de arte e colecionáveis ​​virtuais até NFTs de música e moda – tudo se resume às capacidades da imaginação dos usuários.

Os marketplaces de custódia atuam como um terceiro, bem como um depósito, para uma venda, atuando como fiduciário profissional para as operações financeiras condicionais dos usuários. Ao utilizar esses marketplaces, os usuários depositam seus fundos na custódia da plataforma antes que os ativos digitais sejam trocados. Este é o caso do mercado Binance NFT e das plataformas Nifty Gateway. Nessas plataformas, a interação com outros usuários é mediada pelo marketplace que atua como intermediário.

Os marketplaces sem custódia criam uma conexão privada diretamente entre usuários, criadores ou vendedores, e preservam a autonomia e o anonimato dos usuários, pois não há necessidade de verificações KYC. Plataformas como OpenSea e SuperRare permitem que os usuários tenham acesso a outras, todas conectadas em uma rede descentralizada para trocar NFTs sem intermediário.

Outras diferenças entre os mercados NFT são baseadas em vários fatores, como se eles suportam um formato de arquivo definido, seja um Joint Photographic Experts Group, um Graphics Interchange Format, um determinado formato de áudio ou vídeo. Outros fatores incluem a acessibilidade da plataforma (self-service ou apenas para convidados) e o preço para cunhar um NFT, pois para cunhar um NFT, os usuários geralmente têm que pagar para criar um contrato inteligente por meio de taxas de gás.

Conhecer as principais variabilidades entre NFTs custodiais e não custodiais visa ajudar os usuários a escolher como querem proteger e gerenciar suas carteiras de NFTs.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS