No valor de US $9 bilhões, o criador do Pokémon Go vai construir um metaverso com novos fundos

Por 23/10/2021
23/10/2021

A Niantic, desenvolvedora do popular jogo de realidade aumentada (AR) para celular Pokémon Go, está planejando construir um metaverso do “mundo real” com o financiamento recém-levantado.

A empresa anunciou oficialmente a conclusão de um aumento de US $ 300 milhões do gerente de investimentos com foco em tecnologia Coatue, elevando a avaliação da empresa para US $ 9 bilhões.

Coatue é conhecido como um grande investidor na indústria de criptomoeda e blockchain, apoiando empresas como a empresa de inteligência de blockchain Chainalysis, startup de criptomoeda Fireblocks, empresa de segurança de blockchain CertiK e outras. A empresa também participou recentemente de uma rodada de financiamento de US $ 555 milhões para a startup de criptomoeda fintech MoonPay.

“A Niantic está construindo uma plataforma para RA baseada em um mapa 3D do mundo que acreditamos que terá um papel crítico na próxima transição da computação”, disse Matt Mazzeo, sócio geral da Coatue. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Niantic porque vemos essa infraestrutura suportando um metaverso para o mundo real e ajudando a impulsionar a próxima evolução da Internet”, acrescentou.

A Niantic não disse explicitamente que seu metaverso implementaria quaisquer aspectos da tecnologia de blockchain, tokens não fungíveis (NFT) ou criptomoedas.

“Estamos construindo um futuro onde o mundo real é sobreposto com criações digitais, entretenimento e informações, tornando-o mais mágico, divertido e informativo”, disse o fundador e CEO da Niantic, John Hanke.

Ao contrário do Facebook, que mudou a marca para Meta em outubro para sinalizar seu compromisso com o desenvolvimento da realidade virtual, a Niantic supostamente quer desenvolver uma tecnologia que aproxime as pessoas do mundo exterior. “Na Niantic, acreditamos que os humanos são mais felizes quando seu mundo virtual os leva a um mundo físico. Ao contrário de um metaverso de ficção científica, um metaverso do mundo real usará a tecnologia para melhorar nossa experiência do mundo como o conhecemos há milhares de anos ”, disse Hanke.

Coatue não quis comentar sobre o investimento e a Niantic não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

Lançado em 2016, o Pokémon Go da Niantic é um dos jogos para celular de maior sucesso de todos os tempos, supostamente ultrapassando a marca de receita de US $ 5 bilhões no início deste ano. Alguns participantes da indústria de blockchain se inspiraram no Pokémon Go, com a empresa IoTeX apresentando seu projeto “Pebble Go”, com o objetivo de incorporar dados do mundo real a NFTs usando informações de GPS verificáveis.