O metaverso é uma oportunidade de $ 1T aponta relatório da Grayscale

Por 25/11/2021
25/11/2021


A gigante do investimento em cripto Grayscale publicou um relatório otimista sobre metaversos, estimando que a “oportunidade de mercado” para trazer o metaverso para o mainstream pode valer mais de US $ 1 trilhão nos próximos anos.

O relatório de novembro intitulado “The Metaverse, Web 3.0 Virtual Cloud Economies” foi de autoria do chefe de pesquisa em tons de cinza David Grider e do analista de pesquisa Matt Maximo. A dupla explora o setor principalmente da perspectiva de mundos metaversos abertos apoiados por uma “criptoeconomia interconectada” como Decentraland.

O relatório destaca que as plataformas metaversas integradas com cripto-tokens, serviços financeiros descentralizados, como depósito e empréstimo, tokens não-fungíveis (NFT), governança descentralizada e armazenamento em nuvem descentralizado “criaram uma nova experiência online” que está atraindo rapidamente novos usuários.

Analisando os dados de “carteiras metaversas ativas globais de todos os tempos” desde o início de 2020, ele descobriu que a base de usuários cresceu 10 vezes desde então, para cerca de 50.000 em junho de 2021.

“Comparado a outros segmentos da Web 3.0 e Web 2.0, os usuários do mundo virtual do Metaverso ainda estão em seus primeiros tempos, mas se as taxas de crescimento atuais permanecerem em sua trajetória atual, este segmento emergente tem o potencial de se tornar popular nos próximos anos.”

O relatório destaca que não faltam capitalistas de risco apostando no potencial do setor. De acordo com o relatório, a arrecadação de fundos totalizou US $ 1 bilhão para jogos de blockchain no terceiro trimestre. Isso representou 12% da arrecadação total de fundos para todo o setor de cripto no trimestre, classificando-o como o “subsetor principal” na categoria Web 3.0 e NFT.

Oportunidade de mercado

Os pesquisadores observam uma série de dinâmicas principais que podem contribuir significativamente para o crescimento do setor do metaverso, incluindo o aumento do tempo médio de lazer e dinheiro gasto em hobbies digitais, uma mudança cultural de jogos premium para jogos gratuitos e inovações da Web 3.0 como jogar para ganhar.

A receita global de jogos no mundo virtual totalizou US $ 180 bilhões em 2020, com os "gastos premium" respondendo por cerca de US $ 40 bilhões, com estimativas de que o setor poderia arrecadar mais de US $ 400 bilhões até 2025, principalmente impulsionado pelo modelo de gastos em jogos.

O relatório argumenta que essa mudança está “acelerando ainda mais com a transição dos Metaversos corporativos fechados da Web 2.0 para redes Metaversas criptos abertas da Web 3.0” devido ao potencial de jogar para ganhar que representam.

“Os mundos virtuais da Web 3.0 Metaverso se beneficiaram da rápida inovação e dos ganhos de produtividade. Os mundos virtuais criptos criaram um mercado primário e secundário multimilionário para criadores e proprietários de ativos, eliminando controles de capital e abrindo suas fronteiras digitais para o capitalismo de livre mercado”, diz o relatório.

Os preços dos tokens nativos para plataformas abertas de metaverso, como Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND), têm aumentado recentemente, ganhando 49% e 102% cada, para US $ 5,03 e US $ 7,60, respectivamente, na época de escrita.

Fonte: cointelegraph
 
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

COMENTÁRIOS