O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, pede a inclusão de criptomoedas

Por 22/11/2022
22/11/2022


Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, sinalizou seu apoio à ideia de uma moeda única para todos os países da América Latina como forma de construir um espaço econômico comum. Como parte de sua participação na última reunião do grupo de trabalho do Foro de São Paulo, um grupo de partidos de centro-esquerda, Maduro afirmou:

Há quem proponha a utilização de uma moeda única, vamos discutir, seria extraordinário.

Maduro explicou que as recentes mudanças políticas que a Latam enfrenta, com as vitórias do presidente Luis Inácio Lula da Silva no Brasil, possibilitaram essa nova onda de iniciativas que buscam separar a região da influência de moedas estrangeiras.

Sobre esse novo movimento, ele declarou:

Temos que olhar para dentro, para a nossa América profunda, tem que haver uma mudança de comportamento, para que nossos governantes nos ouçam e nos entendam para concordar na construção de um espaço econômico comum.

Outros presidentes e políticos da zona também propuseram a ideia de adotar uma moeda única na área. Essa foi uma das promessas que Lula fez durante sua campanha, explicando que isso prejudicaria a influência do dólar na zona. Roy Barradas, presidente do Congresso da Colômbia, também fez eco da proposta de Lula durante a posse do presidente Petro.

Sistema de cripto multimoeda

Maduro também fez sua própria proposta descrevendo um sistema multimoeda que poderia ser adotado na América Latina, da mesma forma que a Venezuela está fazendo agora. Ele também incluiu a criptomoeda como elemento-chave nesta nova proposta.

Sobre isso, ele explicou:

Devemos concordar com a construção de um sistema monetário que leve em consideração as moedas existentes, as criptomoedas, ninguém pode ver o sistema monetário do século 21 sem criptomoeda.

A Venezuela foi uma das primeiras nações a lançar sua própria criptomoeda, o petro, em 2018, e atualmente é um dos países com uma estrutura legal estabelecida de criptomoeda e mineração.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS