Perfil de Investidor: Descubra o seu!!

Por 11/12/2021
11/12/2021

Grande parte das pessoas acreditam que entrar para o mundo dos investimentos significa simplesmente escolher o ativo em que quer investir e já colocar a mão na massa, depositando o dinheiro e aguardando um milagre. Portanto, é fundamental e parte da estratégia de investimento, você entender e descobrir qual é o seu perfil de investidor.

Descobrindo o seu perfil, todo o restante da estratégia fluirá de maneira muito mais tranquila e alinhada. É muito importante que você se sinta confortável com as negociações que está fazendo e com a forma com que lida com elas. Investir é uma estrada, uma trajetória, um processo que precisa acontecer de forma gradual, seguindo etapas e pequenos objetivos, que é claro, são passíveis de serem reajustados à medida que você for caminhando e alcançado suas metas.

E o que seria, afinal, o perfil de investidor?

É uma análise que é feita para identificar quais são suas expectativas para com o investimento e como isso pode ser encaixado com a sua personalidade.

Para te auxiliar a identificar o seu perfil, geralmente o investidor responde a perguntas como: o que quero alcançar com esse investimento, como lido com situações diferentes que são comuns do universo de investimentos, qual a minha tolerância ao risco e assim por diante.

Essas perguntas podem vir em formato de questionário ou você mesmo pode fazê-las para si antes de começar a investir. Quanto mais você se conhecer, mais segurança terá para tomar suas próprias decisões em relação ao seu dinheiro.

Então, conhecer o seu perfil de investidor traz informações muito importantes sobre como você pode alinhar suas expectativas e objetivos, sua realidade e sua personalidade, criando uma estratégia de investimentos mais assertiva.

Quais são os tipos de investidores?

Já que entendemos o que consiste o perfil do investidor e qual a relevância desse mecanismo, precisamos entender de fato, quais são os perfis.

Existem 3 principais tipos mais comuns de perfis, são eles: conservador, moderado ou arrojado.

Investidor conservador

As pessoas que se enquadram nesse tipo de perfil normalmente priorizam a segurança nos investimentos, ou seja, não querem correr riscos nem terem grandes prejuízos.

Portanto, o investidor considerado conservador é aquele que prefere não se arriscar, preferindo planos mais definidos para o uso de seus recursos, como conquistar sua casa própria, ou apenas escolher esse tipo de investimento por eles terem uma remuneração confortável, mas sem grandes riscos ou regras complexas de serem entendidas e acompanhadas.

Nesta modalidade, os investimentos mais comuns são os que possuem riscos mais baixos e são voltados para o longo prazo. Técnicas de HODL, prática de comprar um ativo e mantê-lo por muito tempo (meses ou anos) são bem comuns nessa categoria.

Investidor moderado

O investidor com perfil moderado é aquele que pode conter características mistas tanto de um investidor mais conservador, que se importa com sua segurança, quanto de um perfil mais ousado, que também se interessa pelo rendimento.

E funciona como o meio termo, o moderado é geralmente uma pessoa que ainda não tem interesse em investimentos de alto risco, mas está disposto a correr algum risco em prol de ter um investimento mais rentável, com retornos maiores do que o perfil de investidor conservador teria.

Então, esse investidor aplica uma parte dos seus recursos em investimentos com menor liquidez, entendo que os retornos financeiros nessas modalidades vêm a médio e longo prazo e que, por isso, elas apresentam um grau de risco médio em suas variações.

Perfil Arrojado

Esse investidor aceita com mais tranquilidade os riscos de variação em seus rendimentos ou até mesmo alterações em seu capital investido inicialmente. Esse investidor não precisará do dinheiro aplicado imediatamente e pode aguardar o melhor momento para resgatá-lo de acordo com seus ganhos.

Nestes casos, os investidores inclusive buscam tirar seus lucros a partir do alto volume de operações que são realizadas. As pessoas que possuem este perfil normalmente são traders com conhecimentos avançados e possuem bastante experiência no mercado financeiro. São pessoas com o olhar treinado, que conseguem extrair tendências e movimentos do mercado com mais facilidade ao olhar um gráfico de um ativo, por exemplo.

Entenda e fique tranquilo que seu perfil de investidor pode mudar com o passar do tempo, com o momento da sua vida, com a sua evolução financeira e mudanças de objetivos e prioridades. E além disso, suas condições de investimento em relação ao seu orçamento também mudam bastante. Por isso, refaça de tempo em tempo a sua análise de perfil de investidor regularmente, assim como entender que ele não é uma barreira para que você escolha outras aplicações. Lembre-se que mudanças na vida podem alterar as prioridades e objetivos pessoais.

Por: Sophia Müller