Pesquisadores chineses propõem moeda digital asiática para reduzir a dependência do dólar americano

Por 18/10/2022
18/10/2022

Pesquisadores do governo chinês propuseram a introdução de uma nova moeda digital na Ásia para reduzir a dependência da região do dinheiro fiduciário dos EUA. A moeda comum também ajudaria a salvaguardar a estabilidade financeira ao mesmo tempo em que melhoraria a cooperação monetária regional, dizem eles, citados pelo South China Morning Post esta semana.

De acordo com Song Shuang, Liu Dongmin e Zhou Xuezhi, do Instituto de Economia e Política Mundial da Academia Chinesa de Ciências Sociais, o token digital seria atrelado a uma cesta de 13 moedas, incluindo o yuan chinês, o iene japonês, o sul-coreano ganhou, e os dos 10 membros da ASEAN , a Associação das Nações do Sudeste Asiático.

A ponderação para cada um pode ser semelhante à dos direitos especiais de saque do Fundo Monetário Internacional que servem como um ativo de reserva internacional, detalha o relatório. A tecnologia de contabilidade distribuída poderia ser empregada para sustentar a moeda proposta. Tal abordagem visaria evitar o domínio de qualquer um dos países participantes.

“Mais de 20 anos de integração econômica aprofundada no Leste Asiático estabeleceram uma boa base para a cooperação monetária regional. As condições para a criação do yuan asiático se formaram gradualmente”, escreveram os pesquisadores em um artigo publicado em agosto pela revista World Affairs – uma edição afiliada ao Ministério das Relações Exteriores da China – e depois publicado online no final de setembro.

China provavelmente liderará novo projeto de moeda digital asiática se ganhar apoio

Esta não é a primeira iniciativa para criar uma moeda regional na Ásia. Outros exemplos incluem a proposta do primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, feita durante a crise financeira asiática de 1997, que ele repetiu em 2019, bem como o projeto do Banco Asiático de Desenvolvimento, liderado pelo Japão, para uma Unidade de Moeda Asiática ( ACU ) de 2006.

A iniciativa mais recente, se realizada, provavelmente será liderada pela China, que atualmente é a segunda maior economia do mundo e está constantemente expandindo a área piloto para sua própria moeda digital soberana, o yuan digital. O Banco Popular da China (PBOC) anunciou recentemente que os pagamentos em e-CNY ultrapassaram 100 bilhões de yuans (quase US$ 14 bilhões) em 360 milhões de transações até o final de agosto.

Embora o governo chinês afirme que sua moeda digital do banco central ( CBDC ) é destinada principalmente ao uso doméstico - cerca de duas dúzias de grandes cidades participam dos testes com mais de 5,6 milhões de comerciantes aceitando a moeda - o PBOC também está explorando acordos transfronteiriços, juntos com as autoridades monetárias de Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: news.bitcoin