Pesquisas sugerem que STOs são melhores no financiamento de startups do que ICOs

Por 15/07/2020
15/07/2020

Thomas Lambert, Daniel Liebau e Peter Roosenboom, da Escola de Gerenciamento de Roterdã, sugerem que as ofertas de tokens de segurança (STOs) são melhores para financiar startups do que as ofertas iniciais de moedas (ICOs). A pesquisa foi publicada em 14 de julho no blog de Direito Empresarial da Universidade de Oxford.

O trabalho de pesquisa apontou que, embora ICOs e STOs sejam emitidos em livros distribuídos, a ideia por trás de uma ICO é “criação de valor para uma comunidade. Os utility tokens nas ICOs só podem conceder aos titulares direitos consumados sobre serviços ou produtos e não podem ser vistos como um "mecanismo de financiamento". No entanto, os STOs podem. Os pesquisadores explicaram que:

Tokens emitidos em um STO são produtos de investimento que geralmente conferem direitos de fluxo de caixa a investidores e, em alguns casos, também direitos de voto. Um STO é projetado especificamente para financiar startups, enquanto uma ICO visa financiar uma organização, mas não inclui suas finanças.”

Determinando fatores para o sucesso

Um security token é uma representação digital de um produto de investimento, gravada em um blockchain, sujeita a regulamentação de acordo com as leis de valores mobiliários.

Os STOs podem ser emitidos no início da vida de uma empresa como tokens de patrimônio ou mais tarde como tokens de fundos. Os pesquisadores descobriram que a governança corporativa é outro fator para o sucesso. O artigo conclui:

Mesmo no contexto baseado em blockchain 'mais' transparente' dos STOs, os direitos de voto desagregados e os fluxos de caixa correlacionam-se negativamente com os resultados de sucesso, consistentes com a visão tradicional das finanças corporativas.”