Polkadot e Kusama roubam a cena das criptomoedas

Por 09/10/2021
09/10/2021


A Polkadot é um protocolo que auxilia a transferência de cadeia cruzada de quaisquer tipos de dados, não somente de tokens, tornando assim uma ampla gama de blockchains interoperáveis entre si. 

Hoje em dia, as blockchains operam de forma separada, bitcoin e ethereum são blockchains totalmente distintas, não havendo uma ligação entre esses 2 projetos. E uma das principais revoluções que essa cripto quer trazer é: fazer com que o mercado se torne cada vez mais eficiente, rápido e mais barato

A polkadot é a blockchain que permite integrar criptomoedas e além disso vai permitir que se crie outras blockchains usando recursos já existentes na plataforma. Assim, diferentes blockchains são capazes de trocar informações, fazer transações, troca de valores e tudo isso utilizando a Polkadot.

Foi criada em 2016 por Gavin Wood que só é um dos cofundadores da ethereum e é comandado pela Web 3 fundation e desenvolvido pelaParity Technologies.

A estrutura da Polkadot é dividida em várias partes, mas 3 delas são de extrema relevância: 

  • Relay Chain: é o blockchain principal onde todas as transações vão estar registradas. 
  • A 2º estrutura que tbm é super importante é a parte das parachains, que são blockchains independentes que podem ter seus próprios tokens  e ser otimizados para certos casos de uso. 
  • E a última estrutura que é muito importante são as bridges, que são pontes que serão construídas para interligar as blockchains já existentes. 

E assim como a maioria das criptomoedas, a Polkadot possui o seu token nativo, o DOT. Ele concede aos detentores dos tokens direitos de governança em toda a plataforma. 

Portanto, a Polkadot quer permitir e possibilitar que diferentes blockchains possam coexistir e cooperar entre si coletivamente. 

Agora que nós já entendemos um pouco mais da Polkadot, vamos explanar a Kusama. 

Ela serve para testar a rede da Polkadot em condições econômicas reais, possuindo sua própria criptomoeda, a KSM. E os desenvolvedores podem se beneficiar de uma estrutura de governança menos rigorosa, bem como requisitos de staking mais baixos do que teriam na Polkadot.

Portanto, a Kusama é uma rede irmã da Polkadot. E é nela que as primeiras inovações são testadas. E foi lançada em agosto de 2019 e uma das curiosidades sobre essa cripto é que se um projeto for lançado nessa rede, ele não precisa ir para a polkadot necessariamente. 

A Kusama possui praticamente o mesmo código base e os mesmos criadores da Polkadot, ou seja, ela foi construída pela Parity Technologies e tem como fundador Gavin Wood. Além disso, a Kusama é financiada por subsídios da Web3 Foundation.

Essa plataforma é bem diferenciada, ou seja, ela foi planejada para desenvolvedores que desejam lançar projetos ambiciosos e ousados, com um ritmo de desenvolvimento em rápida evolução. 

Tanto a Polkadot quanto a Kusama utilizam um sistema de consenso de nominated proof-of-stake (NPoS) que é uma variação do Proof-of-Stake.

Portanto, usam esse mecanismo de funcionamento, conhecido pela sigla NPOs, para selecionar validadores e isso garante mais segurança e proteção para a rede. 

Como a Polkadot, a Kusama apresenta recursos de governança sendo descentralizada e permite que qualquer pessoa que possua tokens Kusama (KSM) votem para incluir atualizações, alterações no protocolo e solicitações de recursos. 

Por: Sophia Müller
 
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

COMENTÁRIOS