14º Aniversário do Bloco Gênese do Bitcoin: Uma Retrospectiva do Nascimento da Criptomoeda

Categoria: BITCOIN
08/02/2018

Hoje é o 14º aniversário do bloco gênese , também conhecido como bloco zero, o primeiro bloco Bitcoin que inicializou a rede. O bloco zero é especial porque não há blocos ancestrais antes dele e foi codificado no software para ter um ponto de partida oficial e cada nó pode validar o blockchain desde o início.

Como o bloco zero é codificado, a recompensa coinbase de 50 BTC armazenada no primeiro bloco nunca pode ser gasta. Os 50 BTC são armazenados no endereço Bitcoin “ 1A1zP ” e durante os últimos 14 anos, o endereço viu uma série de transações de poeira enviadas para a carteira. Isso significa que, no momento da redação deste artigo, o endereço Bitcoin 1A1zP possui 68,56 BTC na carteira que nunca pode ser gasto.

Bitcoin bloco zero.

Outro fato bem conhecido sobre o bloco zero é a mensagem que Satoshi Nakamoto codificou no parâmetro coinbase. Este campo especial pode ser usado para incluir uma mensagem arbitrária no bloco. A mensagem dizia: “The Times 03/Jan/2009 Chanceler à beira de um segundo resgate para os bancos”. A mensagem foi interpretada de várias maneiras, mas principalmente como uma referência à crise financeira e aos resgates bancários de 2008.

Os usuários do Bitcoin podem confirmar que o bloco de gênese foi o primeiro bloco porque, ao contrário de todos os outros blocos introduzidos no sistema, ele não possui um bloco anterior para fazer referência. O hash de onde o bloco anterior deve ser referenciado é codificado com todos os zeros para indicar que é nulo. Todos os blocos que seguem o bloco zero contêm um hash do cabeçalho do bloco anterior, que conecta os blocos em uma cadeia.

Muitas pessoas não sabem que depois do bloco zero, o bloco um do Bitcoin não foi minerado até seis dias depois, em 9 de janeiro de 2009, aproximadamente às 21h54 (ET). O bloco dois foi extraído um minuto depois, às 21h55, e o bloco três foi extraído cerca de sete minutos depois, às 22h02 daquela noite. Nesse momento, os blocos seguintes passaram a ter um intervalo de bloco ou tempo mais consistente entre cada bloco.

Dados históricos mostram que em 5 de janeiro de 2009, o hashrate total da rede, presumivelmente executado apenas por Satoshi, era de aproximadamente 948.165,4 hashes por segundo (H/s) ou 948,1654 kilohash por segundo (KH/s). Em 12 de janeiro de 2009, a taxa de hash do Bitcoin era de 560.000.000 H/s ou 560 megahash por segundo (MH/s). É muito provável que em 10 de janeiro de 2009, quando o cientista da computação Hal Finney disse que estava “executando o Bitcoin”, ele provavelmente extraiu seu primeiro bloco naquele dia, contribuindo com a taxa de hash para a rede recém-lançada.

O Bitcoin mudou tudo porque introduziu a primeira solução de trabalho para o Problema dos Generais Bizantinos e foi o primeiro esquema de contabilidade de entrada tripla em funcionamento introduzido no mundo. A tecnologia desenvolvida por Satoshi não pode ser manipulada por capricho, como o dinheiro que os bancos centrais distribuem ao escalão inferior dos bancos e aos formuladores de políticas do mundo.

Bitcoin é uma tecnologia que fornece transações sem censura que permitem o crescimento do fluxo livre de ideias. Em meio a enganos generalizados por líderes e manipulação de moeda, persiste a demanda por um sistema de pagamento seguro e baseado em criptografia resistente à censura. O atual sistema monetário tem sido repetidamente explorado pela elite global, tornando a necessidade de tal sistema cada vez mais relevante.

Fonte: news.bitcoin