Criptomoedas invadem futebol no Brasil e chegam até à Copa do Mundo

Categoria: BITCOIN
08/02/2018

Dois mundos aparentemente não relacionados se uniram à medida que a Copa do Mundo da FIFA se aproxima. Criptomoedas e futebol estão se aproximando com um conjunto de parcerias com o objetivo de ampliar o alcance das criptomoedas. Ou seja, o acordo da Algorand para uma plataforma oficial de NFT da FIFA vem ganhando força nas últimas semanas e impulsionando o crescimento da rede.

Algorand e Chiliz são as duas plataformas que mais têm feito avanços nesse sentido e a parceria com a Fifa jogou mais luz sobre o setor. A Socios.com também vem inovando com o concurso para a escolha da camisa do Flamengo para a Copa da Libertadores e em função disso, o token do Flamengo (MENGO) vem experimentando um rali que levou o token a uma valorização da ordem de 300% nos últimos dias.

A alta mais expressiva entre os fan tokens, era o Flamengo Fan Token (MENGO), trocado de mãos por US$ 2,17 e com alta de 172%.

O gráfico sugere certa manutenção da ascensão do MENGO, que acumulou uma alta mensal de 340% no final de agosto. Movimento que também coincide com a votação aberta pelo Flamengo e pela Socios.com para escolha da ‘camisa da Copa’ do Rubro-Negro que será vendida pelo Mercado Livre, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

E não foi somente o MENGO a apresentar valorização, outros tokens também estão apresentando ralis expressivos, tais como: Spain National Fan Token (SNFT) era negociado por US$ 0,37 (+89%), o Argentine Football Association (ARG) era trocado de mãos por US$ 7,06 (+29,7%), o Santos Fan Token estava precificado em US$ 17,11 (+36,6%), o McLaren FI Fan Token (MCL) era transacionado pouco abaixo de US$ 0,14 (+ 36,5%) e o Clube Atlético Mineiro Fan Token era trocado por US$ 0,62 (+35,8%).

NFTs da Fifa e Algorand

Os NFTs estão se tornando muito familiares com pacotes para a Copa do Mundo. A entidade anunciou o lançamento de uma plataforma de tokens não fungíveis para a venda de momentos memoráveis da história do futebol. Outras grandes ligas esportivas também estão neste mercado, como NBA, NFL e LaLiga há mais tempo.

A plataforma da Fifa é baseada na blockchain Algorand, a “FIFA + Collect” oferecerá NFTs “baratos, inclusivos e acessíveis” para os fãs do esporte, indo ao encontro ao já estabelecido mercado de fan tokens.

A expectativa é que os melhores momentos da Copa do Mundo do Catar sejam lançados em NFTs durante o evento. Surfando a onda, os dados on-chain da rede do Algorand já mostra a concentração e atividade dos investidores do token ALGO.

A emoção em torno da Copa do Mundo e do futebol em geral se estendeu além de Algorand. Outro grande vencedor está sendo o token Chiliz (CHZ).

A quantidade de endereços que detêm o token CHZ está em níveis recordes, de acordo com dados extraídos do IntoTheBlock. Chiliz é conhecido por seus tokens de fãs de clubes de futebol e recentemente 700 milhões de dólares adquirindo parte dos direitos de conteúdo digital do FC Barcelona por US$ 100 milhões

A Chiliz também está a caminho de lançar sua mainnet com mecanismos de queima de token atualizados, atraindo atividade de compra em seu token CHZ.

Transações acima de US$ 100 mil em CHZ estão em ascensão. O número de grandes transações de CHZ atingiu seu segundo maior nível em 2022 nesta semana. O momento com o retorno da temporada de futebol está trazendo demanda de torcedores que querem participar das decisões do clube e assim a demanda por fan tokens e pelo o CHZ tem aumentado na mesma proporção, pois este serve de índice para o setor. O CHZ está se tornando um proxy para a atividade institucional, que parece estar crescendo entre os detentores de fan tokens.

A maioria dos usuários nativos de cripto podem não estar esperando o aumento da combinação com esportes. No entanto, narrativas e tendências de usuários podem mudar rapidamente e junto com eles o interesse do mercado. O fato de que historicamente o mercado esportivo não é correlacionado à economia real. Uma prova disso é que os negócios esportivos não pararam de funcionar durante a Pandemia e seguiram dando lucros aos seus participantes.

A recente alta de 46% e 36% nos preços do CHZ e do ALGO apontam para o interesse em direção a esse caminho à medida que parcerias do mundo real com entidades de futebol de renome aumentam o uso de suas redes e o valor da marca.