Bitcoin, Carteiras, Bancos e no novo modelo de negócio Blockchain

Categoria: BITCOIN
08/02/2018


Há cinco anos, muitos bancos se voltaram contra as criptomoedas, criando barreira a entrada para este mercado que, hoje, está presente em quase todos os lugares. A restrição envolvia o fechamento e bloqueio de contas físicas e jurídicas, quando estas apresentavam algum envolvimento com as criptomedas. Este tipo de prática, não dificulta apenas a transação entre clientes e ofertantes de serviços que envolvam criptomoedas, mas, também, das empresas de se manterem em dia com suas responsabilidade tributárias.

Porém, mesmo esta atitude desproporcional e agressiva dos bancos não impediu do mercado de criptomoedas a crescer. Pode-se até dizer que, como a mídia replicava estas atitudes, colocava ainda mais no radar das pessoas e promoviam exchanges mundo a fora para todos os interessantes. Este passo é importante, pois leva a demanda por criptomoedas direto para as exchanges, em vezes de ficarem nos bancos caso estes optassem por ofertar criptomoedas. Este tipo de desenvolvimento de mercado levou a outras criações mais promissoras, como os DeFi, por exemplo.

Um fator importante para adoção da criptomoeda, foi a linguagem e a prática. Veja, mesmo sem saber sobre o que é protocolo, DeFi ou até mesmo exchange, saber que “há um local onde se compra criptomoeda e o processo para tal”, é um facilitador gigantesco para adoção de criptomoedas. É como Frederich August von Hayek comenta em seu livro “Destatização do Dinheiro”, onde ele fala que o dinheiro só foi possível, graças a capacidade técnica das pessoas fazer cálculos como divisão e a prática disso acaba por tornar o ato de realizar um cálculo divisão seja cada vez mais fácil.

Então o mercado de criptomoedas, durante cinco anos, conseguiu crescer muito apesar das resistencias ao mercado tradicional e este, como sai decorrato desta batalha, acaba por aumentar seu interesse em criptomoedas. Este passo do mercado tradicional é muito importante, pois o mercado de criptomoedas já está consolidado fora dele e, agora, terá o prestígio dele para trazer os demais investidores: os investidores tradicionais.

 

Isso e muito mais você acompanha no Debate Descentralizado!


COMENTÁRIOS