Paraguai se tornará o principal centro de mineração de Bitcoin na América Latina

Categoria: BITCOIN
08/02/2018

O Paraguai, um país não especialmente conhecido por suas afiliações criptográficas, agora está sendo considerado um dos destinos mais atraentes da América Latina para mineradores de bitcoin. De acordo com a empresa de mineração Hashrate Index , o país apresenta uma série de benefícios que podem ajudá-lo a se tornar um dos maiores hubs de criptomoedas da região.

A primeira vantagem que o Paraguai tem sobre outros países da região, e o que o tornou um local atraente para os mineradores após o êxodo dos mineradores chineses, é a abundância de energia hidrelétrica limpa e barata, que pode ser usada para construir grandes operações de mineração de bitcoin. A maior parte dessa energia vem da barragem de Itaipu, com os paraguaios consumindo apenas cerca de 10% da energia produzida.

Embora a maior parte dessa energia seja exportada para países vizinhos, ela pode ser adquirida para alimentar grandes operações de mineração no futuro, de acordo com o grupo.

Algumas Desvantagens

O Hashrate Index diz que atualmente existem duas desvantagens diferentes de escolher o Paraguai como destino para estabelecer uma operação de mineração de bitcoin. Uma delas é o clima no verão, que pode atingir altas temperaturas e alta umidade, afetando a longevidade das plataformas de mineração refrigeradas a ar.

A outra, e talvez a mais significativa, tem a ver com a opinião desfavorável que o governo tem da atividade de mineração de Bitcoin. O presidente do Paraguai, Mario Abdo, criticou a indústria no decreto usado para vetar a lei das criptomoedas aprovada pelo congresso paraguaio no ano passado.

Abdo afirmou que a mineração de criptomoedas era uma atividade “caracterizada pelo alto consumo de energia elétrica, com uso intensivo de capital e pouco uso de mão de obra”. Ele também alertou sobre o futuro da atividade no país e a possibilidade de ter que importar energia caso a indústria continue crescendo no Paraguai.

Essa visão levou a empresa nacional de energia a penalizar o setor, aplicando um aumento de mais de 50% na tarifa de energia em janeiro, o que afeta as mineradoras já estabelecidas no país, diminuindo suas margens de lucro e impossibilitando-as de oferecer serviços de hospedagem para terceiros.

Fonte: news.bitcoin