Protocolo DeFi interrompe operações devido a suposta investigação da SEC

Por 07/07/2023
07/07/2023

Após sua incursão contra grandes exchanges de criptomoedas como a Binance e a Coinbase, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está supostamente pressionando também protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) de menor destaque. Este é o caso do BarnBridge DAO, que precisou pausar todas as suas operações após uma investigação do regulador.

A Organização Autônoma Descentralizada (DAO) executa um pequeno protocolo DeFi chamado BarnBridge. O advogado da DAO, Douglas Park, informou nesta sexta-feira (07) que todos os produtos vinculados ao projeto terão que interromper as operações por conta da investigação.

A BarnBridge contratou Park na semana passada. E, por meio do canal no Discord, o advogado comunicou que a SEC está investigando o protocolo e indivíduos associados a ele.

“Para reduzir o potencial de responsabilidade legal adicional, os pools de liquidez existentes devem ser fechados e nenhum outro pool de liquidez deve ser iniciado”, disse Park. “Todo o trabalho em produtos relacionados ao BarnBridge deve parar. Além disso, os indivíduos não devem mais receber compensas ​​por qualquer trabalho que façam relacionado ao BarnBridge até novo aviso.”

DeFi é alvo da SEC

O cofundador da BarnBridge, Tyler Ward, confirmou a história. De acordo com Ward, ele não pode comentar sobre o caso daqui para frente. Contudo, a dupla não forneceu detalhes adicionais sobre a suposta investigação.

Park disse apenas que como a investigação está “em andamento” e “não é pública”, apenas pode divulgar informações limitadas. No site de anúncios da SEC ainda não há nenhum comunicado sobre o assunto como costuma ter em casos como esses.

Um membro do Discord pediu provas que mostrem a suposta investigação da SEC. Ele sugeriu que os fundadores do projeto podem estar usando isso como uma desculpa para facilitar um golpe e fraudar os investidores. Ward, no entanto, refutou a afirmação, afirmando que seria a “pior tentativa” de golpe da história.

O preço do BOND, o token nativo da BarnBridge, registrou uma forte queda após a notícia começar a circular. O token caiu de US$ 3,30 no início desta sexta para cerca de US$ 3, no momento da redação desta matéria, de acordo com o CoinGecko. Ou seja, recuou quase 10% em algumas horas.

Enquanto isso, o valor total bloqueado (TVL) no protocolo BarnBridge é de US$ 1,35 milhões, muito abaixo do seu pico de cerca de US$ 574,9 milhões em novembro de 2020, segundo dados da DeFi Llama.

Sobre o BarnBridge

O BarnBridge, fundado em 2019, é um protocolo para tokenização de riscos que chegou ao mercado em setembro de 2020. De acordo com seu site, o BarnBridge é uma espécie de lego de DeFi, que cria tokens negociáveis ​​que expõem o consumidor à volatilidade do mercado.

Ao tokenizar as flutuações do mercado e a exposição a riscos, o protocolo pode reduzir a volatilidade para investidores conservadores ou aumentá-la para day traders, por exemplo.