Ramit Sethi diz que os investidores de criptomoedas têm um “mindset problemático”

Por 23/11/2018
23/11/2018

Ramit Sethi, autor do best-seller “Eu vou te ensinar a ser rico”, afirmou que a estratégia de investimento dos hodlers de criptomoedas é fundamentalmente falha porque é baseada na identidade emocional em vez de análise racional.

Em sua opinião, a razão pela qual muitos cripto investidores insistem em sofrer por períodos ruins de mercado é que, para eles, o ato de investir em criptomoedas não é mais uma simples decisão de investimento, mas sim uma parte de sua identidade.

2018 tem sido um ano extremamente difícil para os investidores de criptomoedas na busca de lucros no curto prazo, com o mercado em baixa continuando a exercer uma pressão descendente, apesar das previsões otimistas de alguns analistas.

De acordo com Ramit Sethi, a tendência de dobrar uma determinada decisão em face de evidências que apontam para o contrário é demonstrada por um grande número de investidores de criptomoedas que não fizeram dinheiro investindo em criptomoedas e de fato têm pouca esperança real de fazê-lo, mas insistem obstinadamente em manter suas posições de investimento perdedoras.

Ele afirmou que se trata de um sinal revelador de uma situação em que a tomada de decisão foi divorciada da prática de investimento racional e agora é puramente emocional, baseado no status das criptomoedas como parte da identidade individual do investidor.

Tal comportamento, disse Ramit, é análogo ao modo pelo qual muitas pessoas frequentemente dobram publicamente seu apoio a um político quando o mau comportamento de sua parte é exposto.

Por que isso acontece? Por que nos apegamos tanto às nossas crenças mesmo quando há uma tonelada de evidências de que estamos errados?

Mensagens sociais e tomada de decisão de investimento

Muitas das nossas crenças e valores em relação ao dinheiro estão profundamente enraizadas em nossa sociedade que nem percebemos que estão guiando nossas atitudes e comportamento. Ramit afirmou que o desenvolvimento de identidades emocionais baseadas em informações erradas ou defeituosas e padrões de pensamento é uma ocorrência quase onipresente na sociedade humana, particularmente no assunto de dinheiro e investimento.

Normalmente absorvemos essas mensagens quando crianças, mas elas podem realmente vir de qualquer lugar.

Ramit deu alguns exemplos de crenças relacionadas ao dinheiro que as pessoas geralmente acreditam - e uma maneira melhor de abordá-las:

CRENÇA: “A melhor maneira de economizar dinheiro é cortar gastos”

SOLUÇÃO: "Há um limite para o quanto posso economizar, mas não há limite para o quanto posso ganhar"

CRENÇA: “Esta criptomoeda / ação é o melhor investimento para ficar rico rapidamente”

SOLUÇÃO: “Não existe um esquema rápido para ficar rico. A única maneira de ser rico é aumentar meus ganhos e investir a longo prazo.”

Nas palavras de Ramit, a presença de mensagens tão poderosas, mas silenciosas, nos paradigmas de pensamento da maioria das pessoas, faz com que elas vivam a vida inteira seguindo as "regras" impostas pela pressão social, sem sequer terem consciência dessas crenças.

Para resolver este problema, ele disse que os investidores de criptomoedas e de outros mercados deveriam realizar uma autoanálise regular para auditar as mensagens que vieram a formar o núcleo de sua identidade. Ao fazê-lo, disse ele, seria possível evitar ser pego na armadilha de se tornar uma “cripto pessoa”, comparável em racionalidade a ser um republicano, democrata ou libertário, em oposição à manutenção de uma identidade independente.

Resumindo seus pensamentos sobre o assunto, ele disse:

“Eu não me importo com identidades. Eu tenho algumas também: cara de finanças pessoais, rato de academia, fã de molho picante. Mas seja extremamente cauteloso com as mensagens que você diz a si mesmo, porque uma vez que você as internalize, fará qualquer coisa para justificar suas escolhas.”

Fonte: ccn