Rússia pretende emitir stablecoin lastreada em ouro

Por 01/02/2023
01/02/2023

A Federação Russa está considerando a criação de uma stablecoin lastreada em ouro que pode ser empregada para acordos transfronteiriços, inclusive com o Irã, disse o presidente do Comitê de Mercado Financeiro da câmara baixa do parlamento russo, Anatoly Aksakov, ao jornal Parlamentskaya Gazeta.

“Discutimos a emissão de stablecoins, ativos financeiros digitais (DFAs) lastreados por certos valores. Por exemplo, falei sobre ouro, barras de ouro, refinarias podem fornecê-los ou centros onde o ouro é armazenado e os DFAs são emitidos contra essas reservas”, explicou o parlamentar após a visita de uma delegação russa à República Islâmica.

Essa stablecoin pode então ser usada como meio de pagamento, em acordos mútuos entre a Rússia e o Irã, por exemplo, elaborou Aksakov, também citado pela agência de notícias Interfax. Ele acrescentou que a proposta foi recebida com interesse pelo lado iraniano.

O membro de alto escalão da Duma do Estado observou ainda que o Irã tem uma grande dívida por mercadorias fornecidas pela Rússia. Ao mesmo tempo, a moeda iraniana, o rial, flutua significativamente e tem duas taxas de câmbio em relação ao dólar americano - a oficial, aprovada pelo Banco Central do Irã, e a taxa de mercado - o que é inconveniente em termos de cálculos para as exportações russas.

Notícias de que Teerã e Moscou estão discutindo o possível lançamento de uma moeda digital lastreada em ouro surgiram no início de janeiro, quando o chefe da associação russa da indústria de cripto disse ao jornal de negócios Vedomosti que o banco central do Irã está pensando em desenvolver uma com participação russa. O token seria usado para facilitar o comércio na região persa, revelou o executivo.

Moeda digital russa lastreada em ouro proposta pela primeira vez em 2019

A ideia de emitir uma stablecoin lastreada em ouro russo foi inicialmente divulgada em maio de 2019, durante uma reunião na Duma do Estado acompanhada pela governadora do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina. Na ocasião, o deputado Vladimir Gutenev sugeriu que o banco central iniciasse conversas sobre o assunto com os demais países do BRICS e insistiu:

O ouro é o ativo menos vulnerável. Provavelmente poderíamos encontrar compreensão na China, na Índia e no Brasil.

“Mas não são criptomoedas, talvez as chamadas stablecoins”, observou Anatoly Aksakov, enquanto Nabiullina indicou que a autoridade monetária está aberta a uma stablecoin lastreada em um ativo real. Uma proposta para uma stablecoin ' rublo de ouro ' também foi apresentada em um relatório do Instituto VEB.RF de Pesquisa e Especialização divulgado no verão de 2022.

Pressionados pelas sanções ocidentais, a Rússia e o Irã também têm explorado opções para usar criptomoedas descentralizadas para contornar as restrições no comércio exterior. Em agosto do ano passado, o Irã fez seu primeiro pedido oficial de importação usando cripto , enquanto a Rússia está tomando medidas para legalizar os pagamentos transfronteiriços de cripto. Um rublo digital e um cripto rial que não são lastreados em ouro também estão em desenvolvimento.

Fonte: news.bitcoin