O último boletim da Messari lança luz sobre a adolescência das criptomoedas, enfatizando a evolução do espaço dos contratos inteligentes como uma mercadoria em ascensão.
O CEO Ryan Selkis apontou 2023 como o melhor ano do Ethereum até então, destacando sua posição como a rede mais robusta em termos de tamanho da comunidade e geração de receita por meio de taxas. No entanto, ele sugere que a indústria de criptomoedas ainda está em sua “adolescência”, afirmando que o espaço dos contratos inteligentes está se tornando uma mercadoria, implicando uma mudança de paradigma na abordagem dos desenvolvedores às plataformas blockchain.
Um ponto significativo levantado no relatório da Messari é a esperada descentralização dos desenvolvedores em relação ao Ethereum. A empresa de inteligência de mercado prevê que a maioria dos desenvolvedores tenderá para blockchains com menor custo e melhor desempenho, interagindo principalmente com o segundo maior blockchain por meio de rollups e bridges – uma mudança alinhada com a direção explícita de longo prazo do Ethereum.
Em oposição à narrativa de perda de destaque do Ethereum, Selkis delineou um cenário otimista para a rede blockchain. O executivo destacou a confiabilidade estabelecida da rede Ethereum, um ecossistema líquido e um impressionante valor de mercado de US$ 300 bilhões – dez vezes maior que o de seu concorrente mais próximo na área de smart contracts.
Selkis enfatizou que a maturidade do Ethereum se torna um fator-chave para atrair desenvolvedores de rollups e aplicativos, garantindo que a plataforma permaneça como um player significativo no ecossistema blockchain em evolução.
O sucesso potencial do Ethereum em 2024 pode estar intimamente ligado à forma como as instituições financeiras tradicionais (TradFi) abraçarão a plataforma. De acordo com a Messari, Ethereum, com sua narrativa limpa e ecologicamente correta, é uma opção atraente para Wall Street. Selkis antecipa uma rápida adoção de um ETF para Ethereum, seguindo uma tendência similar observada com o Bitcoin.
O apelo do Ethereum para instituições financeiras tradicionais se torna mais evidente com um fornecimento líquido deflacionário e uma geração anual de taxas em torno de US$ 300 milhões, detalha o relatório.
O relatório anual da Messari caracterizou Ethereum como “Caótico Bom”, pois continua a prosperar na volatilidade e no caos. Enquanto o Bitcoin é frequentemente considerado uma aposta contra bancos centrais falidos, o Ethereum, segundo Selkis, representa uma aposta contra bancos de investimento moralmente falidos. Essa representação destaca a adaptabilidade do Ethereum diante de incertezas geopolíticas.Solana surgiu como o jogador que retorna ao jogo na indústria das criptomoedas, desafiando o ceticismo após o colapso da FTX no último outono. O ecossistema experimentou um notável ressurgimento, marcado por um rápido fluxo de novos lançamentos de produtos, um aumento na liquidez on-chain e uma maior disponibilidade de ferramentas para desenvolvedores.
Atualizações tecnológicas notáveis, incluindo mercados de taxas locais, QUIC e QOS ponderados por stake, contribuíram para uma redução significativa no tempo de inatividade da Solana em comparação com 2022.
Fonte: bitnoticias
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.