Serviço permite comprar e vender bitcoin sem uso da internet na África

Por 28/05/2023
28/05/2023


Atualmente, cerca de 2,9 bilhões de pessoas ainda não possuem acesso à internet, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando nisso, um desenvolvedor africano criou uma ferramenta para que mesmo sem internet, seja possível comprar e vender bitcoin.

Chamada de Machankura, a ferramenta criada por Kgothatso Ngako faz com que seja possível acessar o blockchain do bitcoin e fazer transações mesmo a partir de um celular básico, sem precisar de internet ou equipamentos mais avançados, como smartphones.

Utilizada principalmente na África, a Machankura já foi adotada por quase 3 mil pessoas. Segundo o desenvolvedor, são 2,9 mil pessoas utilizando em oito países: Gana, Quênia, Malawi, Nigéria, África do Sul, Uganda e Zâmbia.

“Eu acredito que a ferramenta poderia ajudar a “fornecer bitcoins aos ‘desBitcoinizados'. A tecnologia de pagamento depende muito dos efeitos da rede. Tanto o destinatário como o remetente precisam da capacidade de enviar e receber para que a tecnologia de pagamento seja adotada”, disse Ngako ao Decrypt.

Como comprar bitcoin sem internet

Para usar a Machankura, basta discar um código específico, que vai depender da sua localização e do serviço que deseja utilizar, como por exemplo, enviar ou receber bitcoin, verificar o saldo ou trocar bitcoin por bens e serviços.

A ferramenta também interage com a Lightning Network, rede de segunda camada focada em possibilitar micropagamentos mais rápidos e baratos em bitcoin. A interação ocorre a partir da solução The Lightning Address, que permite que os usuários identifiquem facilmente os endereços para envio e recebimento de bitcoin.

“Eu tinha configurado um raspberry pi executando um Nó Bitcoin e Lightning e estava tentando descobrir o que eu poderia construir em cima dele”, disse Ngako ao Decrypt.

“Um projeto USSD foi intrigante porque muitos bitcoiners africanos já estavam falando sobre a construção de uma carteira para usuários de celulares básicos”, acrescentou.

Fonte: exame

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS