Starbucks anuncia iniciativa NFT à medida que a controvérsia sobre os sindicatos continua

Por 09/04/2022
09/04/2022

Os tokens não fungíveis (NFTs) viram seu quinhão de controvérsias, mas agora encontraram seu caminho no meio da batalha entre corporações multibilionárias e trabalhadores que tentam sindicalizar seus locais de trabalho nos Estados Unidos.

Em seu primeiro dia de volta como CEO da Starbucks, Howard Schultz prometeu benefícios adicionais aos trabalhadores e inovação digital usando NFTs. Em um fórum aberto a parceiros, Schultz mencionou que "algo antes do final do ano civil, estaremos no negócio de NFT".

O anúncio recebeu seu quinhão de reação. Em um tweet, o usuário smchatter1 escreveu que “as corporações poderiam apenas pagar salários dignos aos funcionários em vez de queimar lucros para manter ilusões”. Michael Lama também criticou a mudança:

Embora a integração de NFTs possa parecer um movimento progressivo, alguns acreditam que é uma forma de distrair as pessoas das ações da empresa contra a formação de sindicatos. Uma hora após o anúncio, a Starbucks demitiu Laila Dalton, uma líder sindical que trabalhava para a empresa há mais de três anos.

Em uma entrevista, Dalton disse que os gerentes a assediavam constantemente por ser líder de um sindicato. “Estou sempre esperando isso porque sou assediado todos os dias”, disse Dalton.

Os esforços para sindicalizar as lojas estão ganhando terreno nos Estados Unidos. Em 1º de abril, o Starbucks Roastery no mercado de Chelsea, em Nova York, tornou-se o décimo Starbucks sindicalizado nos Estados Unidos.

Além disso, os trabalhadores da Amazon em Staten Island ganharam recentemente a votação para se tornar o primeiro sindicato da Amazon dos EUA, um movimento que foi visto por muitos observadores da política trabalhista como uma vitória significativa para os trabalhadores nos Estados Unidos.

Schultz tem sido muito veemente contra os sindicatos. Na reunião de parceiros, ele descreveu a Starbucks como “uma empresa parceira pró. Uma empresa que não precisa de alguém entre nós e nosso pessoal.” Ele também afirmou que as empresas em todo o país estão “sendo agredidas de várias maneiras pela ameaça de sindicalização”.

Apesar dessa suposta ameaça de sindicalização, a Starbucks obteve lucros recordes no quarto trimestre de 2021, enquanto os funcionários compartilhavam preocupações com horários insalubres e imprevisíveis, além de problemas de benefícios e baixos salários.

Em março, o National Labor Relations Board (NLRB) emitiu uma queixa contra a empresa de café e acusou-a de visar trabalhadores que queriam formar sindicatos. De acordo com o NLRB, os funcionários têm o direito de buscar melhorias e formar sindicatos. Cornele Overstreet, diretor do NLRB, disse que “os funcionários têm o direito de trabalhar juntos para melhorar suas condições de trabalho, inclusive formando um sindicato”.

Em março de 2022, o fundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, também expressou preocupação com a visão original da economia digital igualitária da blockchain Ethereum sendo ultrapassada por entidades motivadas pela ganância. No entanto, a comunidade respondeu dizendo que deveria haver um equilíbrio entre idealismo e lucro.