Taproot: Entenda a atualização do Bitcoin

Por 19/03/2022
19/03/2022


Recentemente, a rede bitcoin lançou algumas melhorias no mercado, procurando melhorar a privacidade da rede Bitcoin e sua capacidade de processar contratos inteligentes dentro de blockchain. 

Sendo assim, transações convencionais e avançadas que ocorrem dentro do blockchain do Bitcoin, serão completamente indistinguíveis aos olhos dos supervisores de dados. Ao mesmo tempo que melhorar a segurança da rede, evitando a divulgação de dados importantes das transações realizadas.

Como funciona o Taproot?

Essa atualização na rede busca auxiliar na privacidade e a implementação de Scripts de btc, eliminando a necessidade de revelar informações ou dados importantes contidos em scripts completos. Dessa forma, mostra apenas a condição ativada no momento em que a transação é feita. Mas, antes de entender por que essa implementação é tão importante, é necessário entender como as transações e scripts funcionam dentro da rede Bitcoin.

Em primeiro lugar, as transações de Bitcoin são definidos por uma série de condições de pagamento, conhecidas como P2SH, que determinam como as criptomoedas serão gastas na próxima transação. Ou seja, as transações são totalemnte protegidas ou garantidas por meio de uma chave pública, onde o destinatário deve fornecer uma assinatura para comprovar que é o dono dessas moedas e, portanto, pode gastá-las.

Porém, pensando pelo outro lado, eles teriam a capacidade de modificar ou ajustar suas ações. Isto é, certas restrições podem ser estabelecidas que condicionam o gasto de bitcoins ou ações dentro da blockchain. Um bom exemplo disso é: você pode definir bloqueio de tempo ou bloqueios de tempo, para determinar quando os bitcoins podem ser gastos, como uma data exata ou altura do bloco. Condições de multisig ou multisig, onde vários usuários serão os proprietários de uma carteira. E, portanto, são necessárias várias assinaturas para autorizar e realizar uma transação.

Portanto, a implementação do Taproot veio justamente para ajudar a melhorar a privacidade da rede. Para isso, Taproot evita que todas as condições estabelecidas nas operações sejam reveladas. Em vez disso, ele apenas revela a condição acionada no final da transação. Sendo assim, ao mesmo tempo, irá mostrar essas transações como transações normais ou convencionais, tornando impossível distinguir uma da outra.

Então, essa atualização na rede trouxe muitas vantagens, sendo elas, por exemplo: aumenta e melhora a privacidade da rede do bitcoin, além de permitir uma adoção ainda maior do sistema Bitcoin, reduzindo os tempos de confirmação da transação. 

Se você se interessar, temos um vídeo que explicamos sobre essa atualização na rede. 

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS