Trump nomeia Scott Bessent, gestor de fundo pró-cripto, como Secretário do Tesouro

Por 25/11/2024
25/11/2024


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Scott Bessent, um renomado gestor de fundos hedge conhecido por sua posição pró-criptomoedas, para servir como próximo Secretário do Tesouro, segundo múltiplos veículos de notícias na noite de sexta-feira (22).

Bessent, fundador do Key Square Group, tem sido um importante conselheiro econômico da campanha de Trump e deve desempenhar um papel fundamental na formulação das políticas econômicas da administração. Entre outras coisas, ele é um fervoroso defensor do plano de Trump de criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin.

Nascido em 1962, em Conway, Carolina do Sul, Scott Bessent se formou na Universidade de Yale em 1984. Ele começou sua carreira em finanças no Brown Brothers Harriman e, posteriormente, ingressou na Kynikos Associates. Em 1991, Bessent tornou-se sócio do Soros Fund Management, onde desempenhou um papel-chave na famosa aposta da empresa contra a libra esterlina.

Após deixar o Soros Fund Management em 2000, Bessent fundou um fundo hedge de US$ 1 bilhão, que gerenciou até 2005. Ele também atuou como conselheiro sênior de investimentos na Protégé Partners. Em 2011, Bessent voltou ao Soros Fund Management como Diretor de Investimentos, posição que ocupou até 2015. Naquele ano, ele fundou o Key Square Group, uma empresa de investimentos de macro global.

Defesa de Criptomoedas

Bessent tem sido um defensor declarado das criptomoedas, considerando-as essenciais para o futuro das finanças. Ele expressou otimismo sobre o papel dos ativos digitais em promover liberdade financeira e inovação. Sua posição pró-cripto está alinhada com o interesse da administração em integrar moedas digitais ao quadro econômico mais amplo.

Ele apoiou tanto candidatos democratas quanto republicanos. Em 2000, organizou uma arrecadação de fundos para a campanha presidencial do vice-presidente Al Gore. Mais recentemente, foi um importante doador e conselheiro da campanha de Trump, contribuindo com mais de US$ 2 milhões e oferecendo orientação em políticas econômicas.

A nomeação de Bessent está sujeita à confirmação do Senado. Se confirmado, ele será responsável por implementar a agenda econômica da administração, incluindo reformas tributárias e políticas relacionadas a moedas digitais. Sua ampla experiência em finanças e investimentos deve influenciar a abordagem do Departamento do Tesouro em relação a tecnologias financeiras emergentes.

A reação inicial na plataforma X foi amplamente positiva, com elogios à experiência e perspicácia financeira de Bessent, além de destacar que ele é o primeiro indicado abertamente gay ao gabinete de Trump.

 

Fonte: portaldobitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS