UBS lança fundo tokenizado no Ethereum

Por 04/11/2024
04/11/2024


O Union Bank of Switzerland (UBS) lançou um fundo tokenizado na rede blockchain Ethereum após destacar o crescente interesse entre investidores por ativos financeiros tokenizados.  

Em uma publicação de 1º de novembro , o banco lançou o fundo do mercado monetário construído na rede Ethereum como o “UBS USD Money Market Investment Fund Token”, também conhecido como “uMINT”.

O codiretor do UBS APAC, Thomas Kaegi, explicou que a empresa “tem visto um crescente apetite dos investidores por ativos financeiros tokenizados em todas as classes de ativos”.  

Os comentaristas de criptomoedas estão otimistas de que a mudança terá um impacto positivo no preço do Ether.

Crescente apetite dos investidores por ativos financeiros tokenizados

“Essa mudança é como colocar o ETH bem no coração das finanças tradicionais”, escreveu o popular programa de criptomoedas Mario Nawfal's Roundtable em uma postagem no X de 1º de novembro.

“Se os grandes bancos estiverem prontos para jogar, é apenas uma questão de tempo até que os ativos tokenizados se tornem populares”, acrescentou Mario Nawfal's Roundtable.

Enquanto isso, o analista de criptomoedas Tony Edward comentou sobre a notícia, dizendo: "Se você não tiver alguma exposição ao ETH, perderá ganhos". No momento da publicação, o Ether estava sendo negociado a US$ 2.515, de acordo com dados do CoinMarketCap.

O UBS explicou que os detentores de tokens poderão alavancar suas “soluções de gerenciamento de caixa de nível institucional”, que dependem de instrumentos de mercado monetário de alta qualidade e são estruturadas em torno de uma “estrutura conservadora e gerenciada por risco”.

Isso acontece um ano após o banco testar pela primeira vez um piloto controlado do fundo do mercado monetário tokenizado.

Em outubro de 2023, o UBS lançou o piloto por meio do serviço de tokenização interno do banco, chamado UBS Tokenize. Usando um contrato inteligente no Ethereum, a empresa realizou várias atividades, incluindo resgates e assinaturas de fundos.

Instituições financeiras migram para redes blockchain

Enquanto isso, uma série de instituições financeiras lançaram recentemente fundos de dinheiro tokenizados em redes blockchain.

Em 31 de outubro, a Cointelegraph informou que a Franklin Templeton está lançando seu fundo de dinheiro tokenizado na Base, a rede de camada 2 da Coinbase.

O Franklin OnChain US Government Money Fund (FOBXX) foi o primeiro fundo tokenizado a ser lançado na Base.

Criado em 2021, o FOBXX já foi lançado em redes blockchain, incluindo Stellar, Polygon e Arbitrum.

Apenas um dia antes, em 30 de outubro, a Libeara, uma plataforma de tokenização de ativos de blockchain , e a FundBridge Capital, uma infraestrutura de gestão de fundos, lançaram um fundo tokenizado de títulos do Tesouro dos Estados Unidos em um blockchain pública para investidores.

Em 1º de maio, o USD Institutional Digital Liquidity Fund da BlackRock se tornou o maior fundo de tesouraria tokenizado em uma blockchain, ultrapassando o produto da Franklin Templeton.

 

Fonte: Cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS