Ucrânia acelera projeto Hryvnia digital e planeja piloto para este ano

Por 17/02/2023
17/02/2023

As autoridades ucranianas estão acelerando o desenvolvimento da hryvnia eletrônica, indicou um alto funcionário do governo. O poder executivo em Kiev está agora em negociações com o banco central e as empresas envolvidas no projeto para pilotar a moeda digital ainda neste ano.

Ministro diz que Ucrânia pretende lançar Hryvnia digital antes do planejado

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia quer intensificar os esforços para finalizar o desenvolvimento da hryvnia eletrônica do país (e-hryvnia), revelou seu chefe, Mykhailo Fedorov, em uma entrevista. O plano inicial era iniciar a fase piloto em 2024, mas o governo agora quer fazer isso este ano.

As primeiras transações de blockchain com a hryvnia digital já foram realizadas, disse Fedorov ao portal de notícias de negócios RBC-Ucrânia. “Está em desenvolvimento, recentemente fui presenteado com um hryvnia eletrônico baseado no produto Stellar”, disse o ministro.

Em janeiro de 2021, o departamento escolheu a Stellar Development Foundation como parceira na construção do ecossistema de ativos virtuais do país, incluindo infraestrutura para a moeda digital do banco central ucraniano ( CBDC ).

O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) apresentou um “conceito preliminar de e-hryvnia” para membros da indústria cripto, bancos e outras instituições financeiras em novembro de 2022. Em janeiro deste ano, o Tascombank realizou testes com a moeda no Stellar rede.

O plano para introduzir o CBDC está incluído na Estratégia 2025 do banco central. Fedorov, que também atua como vice-primeiro-ministro da Ucrânia, disse que escreveu uma carta ao NBU na qual insistia que é necessário acelerar o desenvolvimento do hryvnia eletrônico .

Conforme prescrito pela atual legislação ucraniana, o NBU deve lançar o piloto digital hryvnia em 2024, lembrou o ministro digital. “Mas queremos começar este ano, não adiar para o próximo”, enfatizou Mykhailo Fedorov, que também é um proponente de cripto.

Apesar do conflito em curso com a Rússia, Fedorov confirmou recentemente o “plano muito ambicioso” de Kiev para tornar a Ucrânia o país mais digitalizado nos próximos dois anos.

“A digitalização será a base para a reconstrução. Estamos fazendo essas reformas durante a guerra”, disse Fedorov a repórteres à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos no mês passado, também prometendo que a nação do Leste Europeu se tornará “a melhor jurisdição cripto do mundo”.

Fonte: news.bitcoin