UEFA distribui ingressos da Supercopa em um Blockchain

Por 22/08/2018
22/08/2018

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou o uso bem-sucedido de um sistema blockchain de bilheteria na partida da Supercopa da semana passada entre Real Madrid e Atlético de Madrid.

Em um post em seu site, o órgão regulador do futebol europeu afirmou que um aplicativo Android e iOs baseado em blockchain foi usado para distribuir ingressos para telefones celulares de fãs que participaram do jogo realizado em Tallinn, Estônia.

Durante anos, a UEFA lutou contra o problema de ingressos falsos ou duplicados, o que pode levar à perda de receita e a preocupações com a segurança dos torcedores devido à superlotação e tumultos. A final da UEFA Champions League de 2007 entre o Liverpool e o AC Milan, em Atenas, na Grécia, foi um exemplo do alto nível de falsificação de ingressos que causou uma falha na gestão do evento no dia do jogo.

Nos sistemas de emissão de ingressos existentes, os ingressos falsificados podem resultar na admissão acidental de milhares de pessoas extras, em violação dos regulamentos de segurança do estádio. Isso potencialmente poderia causar o cenário de pesadelo de uma multidão debandada ou um colapso da lei e da ordem se os fãs se rebelarem.

Os sistemas atuais também permitem que os compradores comprem centenas ou até milhares de ingressos para jogos assim que estiverem disponíveis online, com a intenção de revendê-los em dias de jogos fora do estádio, às vezes por preços elevados de seu valor nominal.

Isso leva a uma situação em que muitos fãs dedicados não conseguem comprar os ingressos porque não são capazes de executar compras computadorizadas de ingressos tão rápido quanto os revendedores.

Para resolver este problema de uma vez por todas, o novo sistema de bilheteria da UEFA tem como objetivo proporcionar um enquadramento seguro para a distribuição de ingressos, de modo a eliminar esses problemas. O sistema distribui 100% dos ingressos disponíveis para os fãs registrados por meio de um aplicativo baseado em blockchain que está disponível no Android e no iOS.

O sistema combina um sistema de distribuição de ingressos funcionando em uma estrutura blockchain com dispositivos bluetooth móveis em estádios que se integram a dispositivos bluetooth de smartphones para conceder entrada aos usuários.

O sistema já havia sido testado em vários eventos, incluindo a final da Liga Europa de 2018, em Lyon, entre o Atlético de Madri e o Olympique de Marselha, onde foi usado para distribuir 50% dos ingressos disponíveis para o público em geral.

Após o sucesso desses testes, o sistema foi implementado para todos os ingressos disponíveis para o público geral na Supercopa de 2018.

A UEFA diz que continuará a desenvolver o sistema com o objetivo de implementar em eventos futuros.

Fonte: ccn