Universidade de Hong Kong inaugura sala de aula de realidade mista no Metaverso

Por 01/08/2022
01/08/2022

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) anunciou que sediará a festa de lançamento de uma sala de aula de realidade virtual no Metaverso em 1º de setembro, a ser chamado de MetaHKUST.

Um acadêmico da instituição HKUST disse ao South China Morning Post que o lançamento da sala de aula de realidade mista representa a abertura de um novo campus na cidade de Guangzhou, Hong Kong. Pan Hui, professor titular de mídia computacional e artes no campus de Guangzhou, acrescentou que:

“Muitos convidados podem estar no exterior e não podem participar [da abertura], então vamos hospedá-lo no metaverso.”

Ao construir o MetaHKUST, a instituição planeja criar um ambiente de aprendizado que conecte virtualmente os dois campus– em Hong Kong e Guangzhou. Ao conectar virtualmente os campus, a HKUST espera ajudar os alunos a superar as restrições geográficas ao frequentar as aulas.

Enquanto as universidades de todo o mundo passaram a usar serviços como o Zoom para realizar aulas online durante a pandemia do COVID-19, Hui acredita que o aprendizado no Metaverso é uma opção melhor para os alunos, pois promove um maior nível de interação, acrescentando:

“Através da realidade virtual, você pode se sentir como se estivesse lá. A maneira como você interage com os alunos ao seu redor aumentará seu resultado de aprendizado.”

Apesar do surgimento da tecnologia, Wang Yang, vice-presidente de avanço institucional da HKUST, disse que o Metaverso estava “aqui para ficar”.

Somando-se à longa lista de casos de uso que o metaverso tem a oferecer, o Segundo Ministro do Direito de Cingapura, Edwin Tong, opinou sobre o uso da tecnologia emergente em processos de casamento legal, disputas judiciais e serviços governamentais.

Tong apoiou sua declaração destacando casos em que eventos íntimos, como a solenização de casamentos, estavam sendo realizados no Metaverso, acrescentando:

“Não seria impensável que, além do registro de casamentos, outros serviços governamentais possam em breve ser acessados ​​online via Metaverso.”

Tong afirmou que a adição de tal tecnologia não impediria a realização de audiências offline tradicionais e sugeriu uma “plataforma integrada” que poderia revigorar o processo de resolução de disputas. Ele observou que “sempre pode haver um elemento híbrido”.