Universidade de Tóquio oferecerá cursos no Metaverso

Por 25/07/2022
25/07/2022

A Universidade de Tóquio, também conhecida como Todai, deve oferecer uma série de programas de estudo ainda este ano que ocorrerão no Metaverso.

De acordo com uma reportagem da agência de notícias local The Asahi Shimbun, os cursos serão oferecidos a alunos que vão desde o ensino médio até alunos adultos na força de trabalho.

A publicação afirmou que os programas de estudo do Metaverse não serão entregues por meio de seu próprio corpo docente dedicado que oferece diplomas, mas operarão sob a faculdade de engenharia de Todai e escolas de pós-graduação relacionadas à engenharia. Os alunos que concluírem os cursos receberão certificados.

O projeto de Todai foi lançado para resolver a falta de pessoal qualificado trabalhando em “transformação digital” e “tecnologias avançadas”.

Funcionários da universidade também enfatizaram que estudar no Metaverse também criará uma situação em que “qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero, posição social e área de residência, pode aprender sobre engenharia e ciência da informação”.

Tokens criptográficos e não fungíveis (NFTs) não foram mencionados especificamente, mas considerando que o setor é frequentemente associado ao Metaverso e possui várias marcas populares de metaverso, é provável que haja alguma menção a plataformas baseadas em blockchain.

Para alunos do ensino fundamental e médio, eles receberão uma visão introdutória do espaço, além de aprender sobre os possíveis roteiros para encontrar trabalho em engenharia, ciências e outros campos relacionados. Eles receberão o conteúdo em uma mistura de aulas online e presenciais.

Estudantes universitários e aqueles que já estão no mercado de trabalho terão oportunidades de requalificação/aprimoramento por meio de cursos online relacionados focados em inteligência artificial (IA), tecnologia de comunicação de última geração e educação empreendedora.

Haverá também um esforço para atrair mais mulheres para estudar os programas, já que a falta de representação feminina na engenharia foi identificada como um problema.

O Metaverso Japonês

Houve algumas aplicações notáveis ​​do Metaverse no Japão nos últimos meses, pois os cidadãos locais encontram casos de uso interessantes para a tecnologia.

Na segunda-feira, o Japan Today informou que um grupo de suporte de Fukuoka chamado JACFA lançou uma sala de suporte virtual na plataforma SecondLife Metaverse. O grupo trabalha especificamente na reintegração de Hikkikomori – pessoas reclusas que essencialmente se recusam a deixar suas casas – de volta à sociedade.

O problema foi destacado como um grande problema social no Japão, e a ideia é permitir que Hikkikomori receba ajuda inicial sem a pressão de estar cara a cara.

Em abril, também foi relatado que 3.800 alunos de um total de 29 escolas de comércio, como beleza, esportes, tecnologia, hospitalidade, etc., sob a NSG College League em Niigata, realizaram sua cerimônia de formatura de 2022 no Metaverse. O evento foi realizado virtualmente para permitir que todos participem facilmente sem enfrentar o risco de contrair o COVID-19.