3 maneiras pelas quais o coronavírus pode afetar o Bitcoin

Por 26/02/2020
26/02/2020

O Bitcoin está provando seu valor como um hedge macro contra a incerteza global. No acumulado do ano, o BTC alcançou um aumento de 35% e conseguiu atingir uma alta anual de mais de 130%.

Para muitos, essa é uma evidência clara para solidificar o status do Bitcoin como um ativo de risco. A noção é de que, com o enfraquecimento da economia da China, os investidores chineses se concentraram no Bitcoin para usar sua narrativa de porto seguro.

À medida que o coronavírus se espalha, Bitcoin faz movimentos de alta

Em 3 de fevereiro, um dos principais índices de ações da China - o CSI 300 - caiu 9% no que foi considerado a pior abertura em mais de uma década. Para adicionar sal à ferida, o Shanghai Composite Index caiu 8%.

As ações chinesas rapidamente se recuperaram. Uma tentativa de estímulo econômico pareceu dar certo, com o governo chinês cortando as taxas de juros para reforçar a economia. Enquanto isso, o Bitcoin alcançou os US $10.000.

Para o analista Mati Greenspan, a correlação entre o Bitcoin e o coronavírus é apenas uma coincidência.

Dinheiro infectado na China

Com o número oficial de mortos em 2.768 e 81.191 casos confirmados de coronavírus em todo o mundo, a China está intensificando sua prevenção.

Um dos métodos mais recentes da China para ajudar a reprimir a disseminação do coronavírus envolve limpar o dinheiro.

A China começou a usar luz ultravioleta ou altas temperaturas para desinfetar notas, de acordo com uma conferência de imprensa do Banco Central. A estratégia de prevenção inclui colocar as notas em quarentena por até duas semanas antes da redistribuição.

Antes da recente celebração do ano novo, o Banco Central da China emitiu uma "emissão de emergência" de quatro bilhões de yuans designados para Hubei - o epicentro do vírus.

Para a comunidade cripto, isso fornece outra narrativa positiva de por que as criptomoedas, como o Bitcoin, são extremamente necessárias.

Com o dinheiro físico não trocando mais em mãos, a probabilidade de infecção é consideravelmente menor e uma mudança para moedas digitais poderia reduzir as chances de infecção.

De acordo com um trabalho de pesquisa da Université de la Méditerranée, simulações de laboratório revelam que a "super bactéria" MRSA pode sobreviver em moedas. Enquanto isso, a gripe, o norovírus, rinovírus, hepatite A e rotavírus podem ser transmitidos através do contato manual.

Talvez uma mudança para o Bitcoin não seja uma má ideia...

Diminuição da dificuldade de mineração de Bitcoin

Uma consequência relativamente direta do coronavírus é sua influência na mineração de Bitcoin.

As autoridades chinesas começaram a fechar mineradoras de criptomoedas para conter a propagação. No início deste mês, Jiang Zhuoer, fundador do pool de mineração de Bitcoin BTC.Top, anunciou no Weibo que a polícia havia forçado o fechamento da empresa de mineração:

A prevenção de epidemias em alguns lugares já é uma bagunça. Eu tenho uma mineradora em um subúrbio remoto. A polícia veio forçar o fechamento e disse que não retomaria o trabalho.”

Graças a uma mistura de eletricidade e recursos baratos, a China domina até 65% da mineração de Bitcoin. A perda de empresas de mineração apresenta à comunidade cripto uma faca de dois gumes. Por um lado, a centralização da mineração de Bitcoin poderia ser reduzida, apoiando ainda mais os ideais do setor. Por outro lado, a saúde da rede pode ser afetada negativamente devido à falta de mineradores.

A repressão da China está aparentemente alinhada com uma redução no crescimento da dificuldade de mineração. Em 11 de fevereiro, a rede Bitcoin ajustou apenas 0,52% por dados do BTC.com. Isso contrasta fortemente com os ajustes de janeiro, que teve 11,75% de aumento na dificuldade.

O Bitcoin pode se tornar mais fácil de minerar como resultado desse crescimento lento.

Fonte: ccn