4 razões pelas quais o Bitcoin melhora muito o retorno de uma carteira de investimentos

Por 05/10/2020
05/10/2020

A grande empresa de gestão de investimentos dos Estados Unidos, VanEck, listou quatro razões pelas quais o Bitcoin melhora o retorno de uma carteira de investimentos.

O objetivo da pequisa foi determinar qual papel a criptomoeda pode desempenhar em uma carteira de investimentos. De acordo com a VanEck, a combinação do Bitcoin de "durabilidade, escassez, privacidade e sua natureza como um ativo ao portador contribuem para a retenção monetária de valor."

1. Valor monetário em vez de valor intrínseco

Como a VanEck costuma se referir ao Bitcoin como “ouro digital”, o gerente de ativos argumenta que o Bitcoin é uma reserva potencial de valor. Enquanto os críticos do Bitcoin geralmente apontam uma narrativa importante de que o Bitcoin não tem valor intrínseco como argumento principal para seu fracasso, a VanEck pediu para traçar uma distinção clara entre os termos valor intrínseco (IV) e valor monetário (MV). De acordo com a empresa, o Bitcoin na verdade tem MV assim como o ouro ou a prata, obras de arte ou dólares americanos.

Na apresentação completa da pesquisa, a VanEck enfatizou que nada nunca "apoia" MV:

MV é inerentemente a uma aposta de que um objeto manterá valor ou aumentará em valor no futuro. Itens com MV são itens que armazenam valor e podem ser vistos como reivindicações no futuro de IV. Isso pode deixar as pessoas desconfortáveis, mas tem sido verdade desde o início da civilização.”

Bens de valor intrínseco vs bens de valor monetário

2. Baixa correlação com ativos tradicionais

O Bitcoin também pode potencialmente aumentar a diversificação do portfólio devido à baixa correlação com as classes de ativos tradicionais, como ouro, títulos e índices de ações.

Para provar o ponto, a empresa forneceu uma tabela sobre a correlação do Bitcoin com os principais índices de mercado, como S&P 500, petróleo, imóveis, medindo o nível de correlação em uma escala de -1 a 1. A empresa analisou a correlação de fevereiro de 2012 a julho 2019.

Correlação do Bitcoin com os mercados tradicionais.  Fonte: VanEck

Correlação do Bitcoin com os mercados tradicionais

3. Escassez reforçada pelos halvings

A VanEck também citou a escassez ou fornecimento limitado de Bitcoin como a principal razão para o sucesso do ativo. O halving do Bitcoin, definido como um corte de 50% por bloco na recompensa da taxa de mineração do Bitcoin, está programada para ocorrer aproximadamente a cada quatro anos, explicou a VanEck, observando que cada evento destes levou ao aumento do preço do Bitcoin.

Bitcoin halvings and price. Source: VanEck

4. Adoção crescente

Como parte da crescente adoção do Bitcoin, a VanEck citou o fato de que as transações de Bitcoin excedem 400.000 transações por dia, enquanto as transações do Bitcoin em cadeia representam uma parte notável das transações SWIFT. A empresa também observou que as exchanges de criptomoedas existentes estão saudáveis e não vão desaparecer, citando a posição das empresas Bitfinex e Binance.

Além disso, cada vez mais empresas, fundos e investidores estão voltando suas atenções para o mercado de criptomoedas, como a Microstrategy, a maior empresa de business intelligence do mundo, e a Grayscale, investindo milhões em seus fundos de Bitcoin. De acordo com um estudo da universidade de Combridge mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo agora estão usando ativos baseados em criptomoedas.

Fonte: cointelegraph