Bitcoin é para otários, afirma famoso professor

Por 09/10/2020
09/10/2020

Steve Hanke é um economista estadunidense e professor da John Hopkins, que é uma das universidades mais renomadas do mundo.

Numa publicação recente no Twitter, o professor não poupou críticas ao Bitcoin. Assim, em poucas linhas, ele definiu os investidores de Bitcoin (BTC) como “otários”.

Além disso, Hanke associou o Bitcoin às pessoas que possuem pouca instrução financeira.

@steve_hanke

Uma pesquisa conduzida pelo Banco Central do Canadá mostra que os canadenses com baixa instrução financeira são duas vezes mais propensos a comprar Bitcoin do que as outras pessoas. Isso prova aquele velho ditado de que ‘um otário nasce a cada minuto do dia’.”

Na publicação, o professor replicou um artigo intitulado “A instrução financeira do Bitcoin e o crypto Twitter”. O “crypto Twitter” é um termo comumente utilizado no exterior para descrever a comunidade dos entusiastas de criptomoedas no Twitter.

Dessa maneira, é possível deduzir que o economista é extremamente contrário ao investimento em Bitcoin.

Além disso, não é possível afirmar que a pesquisa produz uma ideia obrigatória de causa e efeito sobre o Bitcoin e a falta de conhecimentos financeiros. Logo, o fato de que as pessoas com menos instrução financeira são atraídas pelo Bitcoin não significa que esse investimento é, necessariamente, ruim.

Outro ponto importante é o de que a afirmação de Hanke não corresponde exatamente aos resultados da pesquisa.

O estudo afirma que 4% dos canadenses com nível de conhecimento financeiro alto compram criptomoedas. No mais, 8% daquelas pessoas com instrução financeira menor compram criptomoedas.

Dessa maneira, a pesquisa se refere às criptomoedas, como um todo, mas não especifica o Bitcoin.

Publicação gera críticas entre os entusiastas do Bitcoin

A maior parte das reações ao comentário de Hanke é composta por críticas à visão do professor:

@AriDavidPaul

Eu sou um analista financeiro com MBA, já investi em opções no mercado financeiro e administrei um fundo patrimonial. Porém, eu seria classificado como alguém com ‘pouco conhecimento financeiro’ nessa pesquisa.”

@francispouliot_

Como um professor, essa é a forma como você ensina os seus alunos a comprovar teorias?”

@clopshi

Não vejo como isso poderia beneficiar o Banco Central do Canadá. Isso é perfeitamente legítimo.
A questão mostra o quão pouco os estatísticos conhecem o valor da descentralização monetária. Pode ser que eles saibam, mas estão com muito medo de admitir isso publicamente.
Vocês são todos palhaços.”

Finalmente, vale ressaltar que Steve Hanke pertence a uma linha de pensamento libertária da economia. O libertarianismo pode ser compatível com o investimento em criptomoedas, na visão de alguns dos seus adeptos.