Blockchain pode adicionar US $1 trilhão ao comércio mundial até 2028, diz Fórum Econômico Mundial

Por 13/09/2018
13/09/2018

A tecnologia de livro-razão distribuído (DLT), como o blockchain, pode gerar US $1 trilhão em novas negociações nos próximos dez anos, afirma um relatório conjunto do Fórum Econômico Mundial (FEM) nesta quinta-feira, 13 de setembro.

O relatório, "Trade Tech - Uma nova era para o comércio e o financiamento da cadeia de suprimentos", publicado em colaboração com a Bain & Company, avalia as perspectivas da tecnologia DLT dentro do setor de financiamento do comércio global.

"O livro-razão distribuído e outras inovações tecnológicas prometem avanços inovadores no comércio e na cadeia de suprimentos, reduzindo os custos e a facilidade de uso", diz o prefácio do relatório.

Entre suas descobertas, o FEM e a Bain preveem que a DLT trará novas negociações, ajudando a fechar a atual lacuna de financiamento comercial de US $1,5 trilhão.

“Aproximadamente 30% ou US $1,1 trilhão de novos volumes de negociações resultarão da DLT removendo barreiras”, dizem eles, acrescentando que “aproximadamente 40% ou US $0,9 trilhão de produtos tradicionais irão para a DLT para melhores níveis de serviço e menores taxas."

O relatório do FEM, entretanto, inclui sinais semelhantes para os governos, a organização argumentando que mesmo para aqueles dentro de estruturas como a União Europeia, abraçar a DLT é de fato inevitável.

“Eles devem incluir a tecnologia de livro-razão distribuído como parte de qualquer consideração regulatória relevante e voltada para o futuro, como as importações de alimentos transfronteiriços”, e conclui:

"Com alguns governos já começando a fazer esses movimentos, os retardatários estarão cada vez mais em desvantagem."

A Bain não é uma estranha na análise blockchain, em junho ela também viu grandes benefícios de custo para os bancos que adotam alguma forma da tecnologia.