Coronavírus incentiva desenvolvimentos de CBDC

Por 06/04/2020
06/04/2020

A pandemia de coronavírus irá acelerar a evolução de moedas digitais do Banco Central (CBDC), de acordo com a macro estrategista do Deutsche Bank, Marion Laboure.

Em um tweet de 3 de abril, o Deutsche Bank cita a alegação de Laboure de que o risco de propagar o coronavírus com dinheiro ainda motivará as autoridades a considerar alternativas digitais.

A China iniciou uma quarentena de suas notas usadas na tentativa de impedir a propagação do coronavírus. Uma pesquisa publicada em 2008 mostrou que o vírus influenza foi capaz de sobreviver em notas de banco por até 17 dias.

Laboure afirma que os governos cada vez mais veem a manipulação de dinheiro como um potencial fator de risco de infecção. Isso provavelmente se tornará um motivo adicional para acelerar o desenvolvimento de moedas digitais. Outro tweet do Deutsche Bank a cita dizendo:

Um patógeno do século exige soluções do século. Um ponto óbvio para começar é acelerar a mudança inevitável em direção ao dinheiro digital.”

Um artigo publicado pela agência de notícias Project Syndicate em 19 de março, que foi coescrito por Laboure, Juergen Braunstein da Harvard University e candidato a doutorado e Sachin Silva, também faz a mesma sugestão. O artigo diz:

Enquanto as autoridades chinesas estão destruindo notas que potencialmente entraram em contato com o coronavírus, os países ocidentais permanecem tristemente atrasados não apenas em sua resposta à pandemia, mas também na adoção de pagamentos digitais. Um aspecto importante da crise do COVID-19 é que isso pode mudar em breve.”