DeFi ultrapassa US $7 bilhões em fundos bloqueados, mas apenas seis projetos detêm 90% do capital

Por 26/08/2020
26/08/2020

O valor total do capital bloqueado em protocolos financeiros descentralizados aumentou 271% em menos de dois meses e ultrapassou US $ 7 bilhões pela primeira vez, de acordo com DeFi Pulse.

Se a taxa atual de crescimento continuar, o DeFi valerá mais de US $ 27 bilhões até o final de 2020.

O Aave atualmente compreende o maior projeto DeFi, com $ 1,51 bilhões bloqueado, seguido pelo MakerDAO com $ 1,42 bilhões, Curve Finance com $ 1,15 bilhões, YEarn Finance com $ 845 milhões, Synthetic com $ 851 milhões e Composto representando $ 797 milhões.

O Aave emergiu recentemente como o principal projeto DeFi depois de receber uma licença da Electronic Money Institution da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, sinalizando a crescente legitimidade do setor.

No entanto, embora a trajetória de crescimento agressivo do DeFi tenha sido alimentada pelo recente aumento de protocolos de empréstimo que interromperam o domínio de longa data da Maker sobre o mercado, apenas seis protocolos representam mais de 90% do capital bloqueado no setor, de acordo com DeFi Pulse.

Embora vários projetos tenham capturado rapidamente a imaginação da comunidade em meio ao crescimento de 2020, poucos foram capazes de se estabelecer como líderes de longo prazo dentro do setor.

A recente ascensão e queda dramática do Yam Finance oferece um conto de precaução iluminando a gravidade potencial do risco do contrato, com mais de $ 750.000 em criptomoedas perdidas com o colapso do protocolo. O DForce também sofreu um hack de vários milhões de dólares em abril, no entanto os fundos roubados foram devolvidos pelo hacker e devolvidos aos investidores.

Os líderes da indústria alertaram sobre o otimismo exuberante no setor DeFi.

No início deste mês, o co-criador da Ethereum, Vitalik Buterin, também escreveu: “Você não precisa participar do “último DeFi do momento” para estar na Ethereum. Na verdade, a menos que você realmente entenda o que está acontecendo, provavelmente é melhor ficar de fora ou participar apenas com pequenas quantidades.”