Dinheiro institucional pode estar impulsionando atual alta do Bitcoin

Por 24/01/2020
24/01/2020

O Bitcoin registrou outra nova alta de 2020, subindo para US $9.000. Existem diferentes teorias sobre o motivo da criptomoeda número um voltar subitamente à vida. Há pouco mais de uma semana, o Bitcoin se uniu ao ouro e ao petróleo depois que os riscos geopolíticos no Oriente Médio aumentaram. Alguns analistas afirmam que os especuladores já estão se posicionando para o halving de maio de 2020. Outros afirmam que as políticas monetárias frouxas dos Bancos Centrais estão levando os investidores a assumir ativos mais arriscados.

Embora essas teorias tenham seu próprio mérito, novas informações dizem que o dinheiro institucional pode estar impulsionando a ascensão do Bitcoin.

No quarto trimestre de 2019, a principal criptomoeda lutou para manter a cabeça acima da água. De uma alta de US $10.350 em outubro, ela caiu para US $6.425 em dezembro. Ao mesmo tempo, no entanto, a Grayscale estava arrecadando dinheiro institucional. No ano passado, o Grayscale Bitcoin Trust impulsionou a demanda, pois as instituições investiram US $471,4 milhões. Quase 200 milhões foram arrecadados em 2019.

Essa nova informação aponta que os investidores institucionais ajudaram a cortar o fundo do Bitcoin em dezembro. Não é por acaso que o Bitcoin atingiu o fundo exatamente quando o dinheiro institucional chegou.

US $200 milhões são muito dinheiro para uma classe de ativos com um valor de mercado de cerca de US $162 bilhões. O impacto do dinheiro institucional é ampliado se você considerar que mais da metade dos BTCs em circulação não se movem há um ano. Apenas US $50 bilhões em BTCs mudaram de mãos nos últimos 12 meses.

O gráfico mostra que 64% dos mais de 18,04 milhões de BTCs em circulação estão inativos. Apenas 6,46 milhões de BTCs estão sendo usados para negociação ou pagamentos. Esses números indicam que a criptomoeda provavelmente aumentará se US $200 milhões em dinheiro novo entrarem no mercado.

Embora US $200 milhões possam ser suficientes para segurar uma baixa, não é suficiente para elevar o Bitcoin a alturas maiores. Se o atual rali de alta não conseguir atrair novos investimentos, a moeda provavelmente terá dificuldades para manter seu impulso. O que é ainda pior é que as instituições podem sacar da mesma maneira que o dinheiro novo de comerciantes de varejo entra no mercado.

Fonte: ccn