Dólares digitais ocupam o centro das atenções diante do Senado dos EUA

Por 01/07/2020
01/07/2020

Em uma audiência diante do Comitê Bancário do Senado hoje, na terça-feira, as moedas digitais do Banco Central ocuparam o centro do palco diante de uma audiência de senadores que buscava atualizar a infraestrutura financeira e expandir a inclusão financeira no país.

O comitê bancário deu as boas-vindas ao CEO da Paxos, Charles Cascarilla, professor de pesquisa financeira e pesquisador da Duke Nakita Cuttino, e ao ex-presidente da CFTC, Chris Giancarlo, atual campeão do projeto Digital Dollar, como testemunhas.

Charles Cascarilla forneceu conhecimentos sobre como as stablecoins existentes operam e as lacunas nas finanças atuais que elas preenchem. Em suas palavras, "as stablecoins tratam do encanamento antiquado do nosso sistema financeiro".

"Precisamos lidar com os atritos que existem com o sistema de pagamentos agora", disse Cuttino. "É claro que com a inovação, o custo é reduzido". Dado o foco de sua pesquisa, Cuttino forneceu o maior insight sobre as preocupações específicas dos não-bancários:

Qualquer solução deve ter baixos custos de transação. Nos primeiros dias do Bitcoin, o custo da transação era extremamente alto - e continua extremamente alto.”

Como lobista ativo do CBDC dos EUA, Giancarlo promoveu um dólar digital como uma atualização abrangente para um sistema desatualizado. “O mundo está perguntando qual o papel da América no futuro do dinheiro. A escolha é: assumimos um papel de liderança ou aceitamos que outros liderem e consagrem seus valores em dinheiro”, afirmou Giancarlo.

Como tem sido o caso de muitas audiências sobre criptomoedas e tecnologia blockchain, as linhas do partido produzem pontos de discussão distintos.

O presidente do comitê Mike Crapo (R-ID) alertou que "os EUA devem ter regras claras para proteger empresas e consumidores sem sufocar a inovação", ecoando um amplo desejo de apoiar as empresas. Muitos membros do comitê republicano enfatizaram a concorrência com a China, que parece muito mais avançada com um yuan digital do que os EUA com um dólar digital.

O interesse em um CBDC está claramente presente. Ninguém no comitê ficou satisfeito com o sistema atual. A audiência parecia mais uma discussão sobre "como" do que "se" os EUA deveriam montar um CBDC, coincidindo com uma mudança global na conversa nos últimos seis meses.

Com relação à repentina pressa de atenção ao assunto, Giancarlo expandiu os objetivos mais amplos de seu projeto:

Começamos essa jornada nove meses atrás, muito antes de a COVID ser uma preocupação, muito antes das insuficiências de muitos de nossos sistemas de pagamento serem tão amplamente observadas e reconhecidas como são agora. Dissemos desde o início, e continuaremos a dizer, que algo tão importante quanto a atualização do dólar deve ser feito de maneira ponderada e deliberada. Mas precisamos começar agora. E se o COVID é o catalisador para começarmos agora, se o BSN da China é a razão para começar agora, se o Riksbank da Suécia é a razão para começar agora, se o Bitcoin é a razão para começar agora - todos esses pretextos estão bem e todos eles podem apelar para um círculo eleitoral diferente, mas dizem a mesma coisa e é isso que precisamos começar. Mas não podemos nos apressar.”