Mastercard lança ambiente de teste virtual para moedas do Banco Central

Por 10/09/2020
10/09/2020

A Mastercard anunciou na quarta-feira o lançamento de uma ferramenta proprietária direcionada aos Bancos Centrais que desejam testar sua Moeda Digital do Banco Central, ou CBDC.

Mais de 70% dos Bancos Centrais estão alimentando a ideia de uma moeda digital de alguma forma, observou um relatório do Bank of International Settlements. Embora poucos tenham adotado o conceito e a experimentação reais, a ferramenta lançada pela Mastercard visa tornar o teste mais simples.

A ferramenta simula vários tipos de ambientes de transação para permitir que os Bancos Centrais avaliem os casos de uso da CBDC. Ele imita a emissão, distribuição e troca de CBDCs entre bancos, empresas de serviços financeiros e consumidores.

A Mastercard pediu aos parceiros que usassem a plataforma para avaliar a eficácia dos projetos tecnológicos da CBDC, os casos de uso propostos e a interoperabilidade com os métodos de pagamento existentes.

Curiosamente, uma das possibilidades da sandbox virtual é demonstrar “como um CBDC pode ser usado por um consumidor para pagar por bens e serviços em qualquer lugar que o Mastercard seja aceito em todo o mundo”.

Os CBDCs permitiriam aos Bancos Centrais uma ponte direta com os consumidores, evitando a necessidade de passar por bancos comerciais para distribuição e coleta de dinheiro. No entanto, alguns projetos estão focando apenas em transferências de dinheiro institucionais. A plataforma da Mastercard parece ser voltada para ambos.

O CEO da Mastercard também criticou os CBDCs devido à sua proposta de natureza isolada. Um dos objetivos dessa ferramenta poderia ser, de fato, mostrar aos Bancos Centrais os benefícios da interoperabilidade, o que talvez pudesse garantir a relevância contínua da Mastercard à medida que os pagamentos evoluem.

A pesquisa e o desenvolvimento da Mastercard frequentemente envolvem blockchain ou DLT, enquanto sua divisão de cartões tem se aquecido gradualmente para cartões baseados em criptografia junto com seu principal rival Visa.