NASA financia o desenvolvimento de espaçonave autônoma que usa o Blockchain

Por 19/04/2018
19/04/2018

A NASA concedeu uma nova concessão que apoia o desenvolvimento de uma espaçonave autônoma que poderia tomar decisões usando a tecnologia Blockchain e sem intervenção humana. Jin Wei Kocsis, professora assistente de engenharia elétrica e de computação na Universidade de Akron, Ohio, recebeu uma doação de $330 mil da NASA para apoiar sua pesquisa. Jin disse que o programa de pesquisa examinará a aplicação da tecnologia Blockchain da Ethereum no desenvolvimento de um sistema de computação seguro para ser usado no espaço profundo:

"Neste projeto, a tecnologia Ethereum Blockchain será explorada para desenvolver uma infraestrutura de computação e rede cognitiva, descentralizadas e seguras para a exploração do espaço... Espero desenvolver uma tecnologia que reconheça as ameaças ambientais e as evite, além de completar um número de tarefas automaticamente. Sinto-me honrada pelo fato da NASA ter reconhecido meu trabalho e estou animada em continuar desafiando a capacidade da tecnologia de pensar e agir por conta própria."

O sistema usará a tecnologia de "contratos inteligentes" para uma espaçonave que poderia "pensar" por si mesma, permitindo que ela detecte e evite automaticamente os fragmentos flutuantes de maneira oportuna. Jin Wei Kocsis espera que, com essa tecnologia, as espaçonaves consigam completar mais tarefas, fornecer mais dados e dar mais tempo aos cientistas para a análise de informações, já que eles não estariam mais ocupados com a antecipação de ameaças ambientais.

A Universidade de Akron não revelou um cronograma para quando a tecnologia de Jin seria enviada para o espaço. No entanto, Thomas Kacpura, gerente avançado do programa de comunicações do Glenn Research Center da NASA, disse que esta é a primeira vez que o centro considera aplicação do Blockchain em termos de comunicações espaciais e navegação.

Em fevereiro, a Qtum, uma plataforma descentralizada Blockchain capaz de executar “contratos inteligentes”, anunciou que seu “primeiro nó Blockchain baseado no espaço” foi lançado em um satélite chinês.