Polkadot (DOT): A próxima geração de protocolo blockchain

Por 10/06/2021
10/06/2021

Polkadot (DOT) é uma rede descentralizada criada para conectar diferentes criptomoedas e trazer escalabilidade para o blockchain.

Uma das principais revoluções que o polkadot quer trazer é fazer com que o mercado se torne cada vez mais eficiente, mais barato e mais rápido.

Nos dias atuais, os blockchains operam de maneira separada, ou seja, bitcoin e ethereum são blockchains totalmente distintas. Sendo assim, não há uma comunicação entre esses dois projetos e o polkadot pretende resolver esse problema.

Início do projeto

Polkadot foi criada por Gavin Wood, um dos cofundadores da Ethereum (ETH) e inventor da linguagem de programação de contratos autônomos Solidity. A rede facilita a comunicação entre blockchains ao conectar múltiplos blockchains em uma rede unificada.

O lightpaper do projeto explica que a rede deseja oferecer vantagens de escalabilidade, capacidade de atualização, governança transparente e compatibilidade entre blockchains a outros projetos.

Após sair da comunidade Ethereum em 2016, Wood começou o desenvolvimento de um sharding “simples” da Ethereum e lançou a primeira versão do whitepaper polkadot em outubro de 2016.

E o polkadot é comandado pelo Web 3 Fundation e desenvolvido pela Parity Technologies.

Embora essas duas sejam referências no mundo ethereum, sua participação no financiamento da polkadot é vital.

Estrutura do polkadot

Relay Chain é a blockchain principal onde todas as transações estão registradas, ou seja, seria como a espinha dorsal do projeto.

A outra estrutura, que é muito importante, é conhecida de parachain.

As parachains são blockchains que vão utilizar a blockchain principal para operar com objetivos específicos. Já existem algumas parachains rodando em teste no Polkadot, sendo uma delas a Acala, que pretende ser a stablecoin dentro da rede. Atualmente, existe um número limitado de parachains que podem existir no Polkadot.

Esse número provavelmente vai aumentar com o passar do tempo e o método de escolha dessas parachains é feito através de leilões.

A terceira parte que é de extrema relevância são as bridges. Elas são pontes que serão construídas para interligar as blockchains já existentes. Então, é o que irá permitir que o ethereum se conecte com o bitcoin, por exemplo.

Informações sobre o token DOT

De uma maneira semelhante à maioria dos outros projetos de infraestrutura blockchain, o polkadot tem seu próprio token nativo. Conhecido como DOT, ele serve como token de rede, assim como o ETH é o token para a rede Ethereum e BTC é o token do Bitcoin.

Existem vários casos de uso para este token. Em primeiro lugar, ele concede aos holders (detentores) de tokens direitos de governança em toda a plataforma polkadot. Isso inclui: determinação das taxas de rede, votação em atualizações gerais da rede e implantação ou remoção de parachains.

O DOT também foi pensado para facilitar o consenso da rede através de staking. De maneira parecida a outras redes que envolvem staking, todos os holders de DOT são incentivados a seguir as regras, o tempo todo. Mas por quê? Caso não sigam, poderão perder todo o seu valor em staking.

Uma terceira opção de uso do DOT é para bonding. Esse processo é necessário quando novas parachains são adicionadas ao ecossistema Polkadot.

Durante o período de bonding, o DOT vinculado fica bloqueado. Ele é liberado assim que a duração do bonding termina e a parachain é removida do sistema.

Existem inúmeros fatores que tornam o Polkadot atraente para os desenvolvedores. É um ecossistema capaz de atender a programadores individuais, pequenos negócios e também grandes corporações. Ser capaz de implantar blockchains customizadas para atender a necessidades específicas e atualizá-las sem complicações é um novo conceito que pode ser muito valioso para todo o setor cripto.

Sendo assim, o polkadot continua sendo um ecossistema muito recente. De acordo com o PolkaProject, existem centenas de projetos em desenvolvimento, desde carteiras a projetos de infraestrutura, ferramentas, DApps e mais.

Ficou com alguma dúvida sobre polkadot e seu projeto? Coloque aqui nos comentários que nós te ajudamos.

Por: Sophia Müller