Preço do Bitcoin disparou a US $ 18,4 mil, mas nem todos concordam que o rally é sustentável

Por 19/11/2020
19/11/2020


O preço do Bitcoin ultrapassou os US $ 18.000 em uma forte alta no dia. Na Coinbase, o BTC chegou perto da marca de US $ 18.200, estabelecendo um novo recorde de dois anos. À medida que o BTC desliza pela resistência plurianual acima dos US $ 17.000, os analistas estão divididos sobre suas perspectivas de curto prazo. Alguns dizem que o BTC está preparado para uma retração à medida que os depósitos de baleias começam a aumentar. Outros acreditam que há pouca resistência até os US $ 20.000 e que uma máxima histórica é provável antes da próxima forte correção.

O ímpeto do Bitcoin no mês passado foi particularmente impressionante devido a duas razões principais. Primeiro, durante os ciclos de alta anteriores, como explicou o trader de longa data Peter Brandt, o BTC teve até nove correções. Mas na alta em andamento, o BTC teve apenas duas correções de 10%. Em segundo lugar, o Bitcoin tem se recuperado consistentemente de áreas onde as correções eram esperadas, como em 16 de novembro, quando atingiu US $ 14.774 na Binance.

No entanto, os pedidos de recuo também estão aumentando à medida que o sentimento do mercado em torno do Bitcoin esquenta. Ki Young Ju, CEO do provedor de dados cripto CryptoQuant, disse que os depósitos de baleias nas exchanges estão aumentando. No curto prazo, isso poderia aplicar pressão de venda ao BTC. Os traders também dizem que as altas atuais do BTC perto de US $ 20.000 podem ser antecipadas, levando a uma correção antes que o nível seja atingido.

Um pequeno recuo do Bitcoin?

Quando as baleias do Bitcoin depositam BTC nas exchanges, a tendência geralmente mostra uma intenção de venda de investidores com alto patrimônio líquido. De acordo com a métrica Tokens Transferred da CryptoQuant e o Exchange Whale Ratio, os depósitos de baleias e de investidores em geral estão começando a aumentar. Isso significa que mais investidores estão mudando para as exchanges para obter lucro com suas participações no BTC. Ki disse:

Os tokens transferidos (não ajustados pela entidade) na rede Bitcoin estão aumentando, indicando que as carteiras das baleias estão movimentando seus fundos. E o Fund Flow Ratio para todas as exchanges está diminuindo, o que significa que as exchanges não evocaram essas grandes transações. [...] Eu acho que grandes negócios OTC ainda estão em andamento. Essa é uma das principais razões pelas quais ainda sou long (comprado) no Bitcoin.”

Bitcoin transferidos e Fund Flow Ratio para todas as Exchanges

A métrica Exchange Whale Ratio também está pairando em um nível que historicamente levou a uma grande queda de preços. Ki disse que, nos últimos dias, a proporção tem pairado acima de 85%, o que coloca o Bitcoin em uma posição arriscada para uma possível correção. Uma vez que virtualmente não há resistência entre US $ 18.000 e o pico de US $ 20.000, seria razoável esperar que as baleias realizassem lucro em torno de US $ 17.000.

As baleias buscam liquidez para as ordens de compra e venda porque lidam com volumes maiores. Vender quando o preço do BTC está subindo é ideal para as baleias, pois limita a potencial volatilidade negativa. Portanto, há uma grande probabilidade de que as baleias procurem vender entre US $ 17.000 e US $ 18.000 como última parada antes de atingir um novo recorde histórico. Como Ki adicionou:

Olhando para o 'Exchange Whale Ratio (72h MA)', o preço do BTC provavelmente enfrentará pequenas correções. [...] Quando for menor que 85%, a chance do preço continuar subindo é grande. Entre 85% e 90% indica uma correção, e acima de 90% sugere que uma grande queda no preço pode ocorrer. Temos algum risco de correção, pois esse valor está acima de 85% ultimamente.”

Alguns traders também previram que o BTC verá um topo de curto prazo antes de atingir um novo recorde. No médio prazo, mesmo que o momentum do BTC seja forte, um trader conhecido como “SalsaTekila” disse que um novo teste de um suporte mais baixo do BTC é esperado. Ele identificou US $ 12.000 como a área potencial onde a próxima correção profunda poderia levar. Considerando os ciclos históricos do Bitcoin, o trader também disse que uma correção de seis meses não seria incomum.

Uma alta contínua até o final do ano

Acima da estrutura técnica favorável do Bitcoin, o aumento perceptível no volume diário no mercado de criptomoedas anima os compradores. Em 17 de novembro, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que a exchange registrou a maior sobrecarga da história no sistema, o que indica que a demanda por criptomoedas está crescendo.

A Arcane Research também descobriu que o volume spot do Bitcoin aumentou 270% no mês passado. O claro aumento no volume do mercado de criptomoedas em geral mostra que a demanda genuína está por trás da alta contínua. O relatório semanal da Arcane Research diz:

O volume diário na quinta-feira da semana passada foi o maior desde a queda brutal de março, e o volume também permaneceu alto nos últimos dias. Isso fez a média de 7 dias subir para novos máximos esta semana. O volume do Bitcoin aumentou mais de 270% em relação ao mês passado."

No entanto, apesar de todos os fatores positivos mencionados acima, o mainstream não está envolvido no rali em curso. O Google Trends mostra que a popularidade da palavra-chave “Bitcoin” é apenas 16% do que era durante o pico de 2017. Um relatório recente da Bloomberg chama a recente tendência de alta de uma alta da qual "ninguém está falando". Essas tendências mostram que o Bitcoin tem muito espaço para crescer até o final do ano.

Mas Matt Maley, um investidor da Miller Tabak + Co. que reconhece a alta demanda institucional em torno do Bitcoin, disse que ainda é incerto se os indivíduos retornarão, já que aqueles que “se queimaram gravemente” em 2017 estão provavelmente “menos animados” com o BTC agora. Isso mudaria se o Bitcoin ultrapassasse seu recorde de US $ 20.000 e o FOMO - medo de perder - em torno do retorno do BTC. Portanto, há uma grande probabilidade de que, se o Bitcoin atingir um novo recorde histórico, uma alta mais ampla possa surgir.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

 


COMENTÁRIOS