Correlação de preço do Bitcoin com o ouro quase duplicou nos últimos 3 meses

Por 07/08/2019
07/08/2019

A correlação entre ouro digital e o físico quase dobrou nos últimos três meses, revelaram novos dados da Bloomberg em 7 de agosto.

As estatísticas revelam que enquanto a correlação entre o Bitcoin e ouro no ano passado foi de 0,496, nos últimos três meses isso quase dobrou para 0,837 - onde um coeficiente de +1 indica correlação perfeita, e -1 completa não-correlação.

A Bloomberg observa que, no ano passado, a correlação entre os ativos foi aleatória: com os dois ativos sendo negociados inversamente 49% do tempo, em uma desaceleração correlacionada em 22% do tempo e em uma tendência de alta correlacionada em 29% do tempo. No entanto, desde o dia 8 de maio deste ano, sua negociação em conjunto subiu para 58%.

O artigo adverte que 3 meses é um conjunto de dados relativamente pequeno, bem como o fato de que a correlação não implica causalidade. Além disso, seu autor argumenta que a stablecoin Tether (USDT) - ao invés de forças puramente de mercado - tem um impacto significativo no preço do Bitcoin e na liquidez do mercado de criptomoedas.

Correlação entre o Bitcoin e o ouro, acumulado no ano e 3 meses.

Não obstante, o atual clima geopolítico e macroeconômico joga uma possível interpretação dos dados. O artigo ressalta o impacto adverso da escalada das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China sobre a economia mundial - contra as quais, como argumentou o investidor Tim Draper no início desta semana, o Bitcoin pode oferecer uma "cobertura notável".

O ativo de proteção da era digital

O reconhecimento crescente do Bitcoin como um ativo de proteção está sendo estimulado pela relevância de suas características não soberanas em meio a um cenário geopolítico imprevisível. A moeda está "fazendo exatamente o que é projetado para o momento", argumentou Jake Chervinsky no início desta semana.

Jeremy Allaire, CEO da Circle, disse nesta semana que a turbulência macroeconômica está levando a valorização do Bitcoin como "um mecanismo não soberano e altamente seguro para armazenar valor que pode existir em qualquer lugar onde a internet existe".

Fatores macroeconômicos - incluindo a virada política dos Bancos Centrais - também foram citados em relação ao desempenho da alta do Bitcoin por vários analistas nas últimas semanas.

Embora esse sentimento tenha sido ecoado recentemente pelo fundador da Morgan Creek Digital Assets, Antony Pompliano, ele observou que o valor único do Bitcoin poderia ser melhor preservado se preservasse sua “não correlação com o resto dos mercados, especialmente em tempos de instabilidade global”.