John McAfee é preso por promover ICOs

Por 08/10/2020
08/10/2020


Na segunda-feira, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) abriu processo contra John McAfee por supostamente promover ofertas iniciais de moedas (ICOs) sem revelar que os emissores da ICO estavam pagando a ele, uma violação da lei de valores mobiliários dos Estados Unidos.

De acordo com a reclamação: "De pelo menos novembro de 2017 a fevereiro de 2018, McAfee alavancou sua fama por ganhar mais de US $ 23,1 milhões em compensação não divulgada, recomendando pelo menos sete ofertas iniciais de moedas ou ICOs para seus seguidores no twitter."

A SEC menciona sete emissores de ICO não identificados que se comunicaram em particular com a equipe da McAfee para fazer com que ele endossasse publicamente seus ICOs em troca do pagamento nessas moedas e em Bitcoin. Isso é ilegal e já havia provocado a comissão a perseguir celebridades como DJ Khaled e Floyd Mayweather, que também promoveram ICOs sem revelar seus interesses financeiros.

Ele também foi acusado de se envolver em uma prática conhecida como scalping. O método envolve a arbitragem de pequenas diferenças de preço criadas pelo spread de compra e venda.

O uso de scalping pode ser legítimo. No entanto, McAfee foi acusado de “acumular grandes quantidades de ativos digitais e divulgando-o no twitter, sem revelar sua intenção de vendê-lo.”

Tal prática pode se configurar como manipulação de mercado e John McAfee foi acusado de praticá-la com pelo menos um criptoativo.

Evasão fiscal

Essa não foi a única acusação que caiu sobre o empresário. Em outra ação, movida pelo Departamento de Justiça, McAfee foi acusado de evasão fiscal.

De acordo com a acusação, McAfee ganhou milhões em receitas com a promoção de criptomoedas e trabalho de consultoria. Porém, ele não apresentou declaração de imposto de renda desses ganhos.

McAfee já foi preso na Espanha, “onde aguarda a extradição”. Se condenado, ele pode pegar uma pena máxima de cinco anos de prisão em cada acusação de evasão fiscal.

Pela omissão de declarações de imposto, ele pode pegar uma pena máxima de um ano de prisão.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS