Malta aprova projetos de lei Blockchain, confirmando Malta como a Ilha Blockchain

Por 05/07/2018
05/07/2018

O Parlamento de Malta aprovou três projetos de lei que estabelecem uma estrutura regulatória para a tecnologia blockchain , informou o jornal Malta Today em 4 de julho. Os projetos incluem a Lei da Autoridade de Inovação Digital de Malta , a Lei de Serviços e Arranjos Tecnológicos Inovadores e a Lei de Ativos Financeiros Virtuais.

Silvio Schembri, Ministro Júnior de Serviços Financeiros, Economia Digital e Inovação no Gabinete do Primeiro Ministro de Malta , tuitou sobre a aprovação dos projetos de lei hoje, observando que a nação insular é pioneira em fornecer uma estrutura legal sólida para empresas de blockchain :

“As três leis que regulamentarão a tecnologia de livro-razão distribuído (DLT) foram aprovadas pelo Parlamento e promulgadas lei. Malta é a primeira jurisdição mundial a garantir segurança jurídica a este mercado.”

Silvio disse que a medida adotada pelo parlamento vai acalmar a mente dos investidores, já que as empresas têm agora as ferramentas legais necessárias para operar em um ambiente regulado. O ministro Júnior também expressou seu otimismo sobre as empresas que escolhem Malta como sua base de operações , dizendo que a república agora oferece um sistema estável que "resultará em mais crescimento econômico".

O Dr. Jean-Philippe Chetcuti, do escritório de advocacia maltês Chetcuti Cauchi Advocates, disse que a aprovação da nova legislação é "um marco importante para Malta como uma economia voltada para o futuro, confirmando Malta como a ilha blockchain". Chetcuti observou que as empresas vão se sentir mais confortáveis "comprometendo-se a investir mais e a se estabelecer em Malta ".

Uma variedade grande de negócios blockchain e criptomoedas já se estabeleceram em Malta , enquanto os funcionários do país tomavam medidas regulatórias para se tornarem a “ilha blockchain”. Recentemente, várias exchanges de criptomoedas, incluindo OKex, Binance e BitBay, estabeleceram operações em Malta devido ao desenvolvimento de um espaço blockchain e amigável às criptomoedas dentro do país. Em maio, o Ministro dos Transportes de Malta anunciou uma parceria com a Omnitude, uma startup blockchain de middleware do Reino Unido , para melhorar o serviço de transporte público maltês usando a tecnologia blockchain .

Além disso, a Malta Gaming Authority publicou um documento com diretrizes sobre aplicações de blockchain e criptomoedas na indústria de jogos, com o objetivo de aplicar padrões a jogos que usam criptomoedas e tecnologia blockchain . No ano passado, o governo de Malta também anunciou que estava desenvolvendo um projeto para testar a viabilidade do uso do blockchain para o registro de certificados acadêmicos.