Mastercard anuncia suporte para criptomoedas em sua rede

Por 11/02/2021
11/02/2021

A Mastercard anunciou planos para oferecer suporte a criptomoedas em 2021, abrindo caminho para que seus quase um bilhão de usuários gastem ativos digitais em mais de 30 milhões de pontos de vendas.

A empresa acredita que isso pode abrir o mercado para novos clientes e construir fidelidade com os clientes existentes que já estão migrando para ativos digitais em vez de opções fiduciárias tradicionais.

É uma questão de escolha. A Mastercard não está aqui para recomendar que você comece a usar criptomoedas. Mas estamos aqui para permitir que clientes, comerciantes e empresas movam valor digital”

Embora a gigante global de pagamentos tenha observado que está planejando oferecer suporte a stablecoins devido à sua “confiabilidade e segurança”, a Mastercard não nomeou qualquer criptomoeda específica que irá integrar.

No entanto, a Mastercard ofereceu quatro critérios principais pelos quais avaliará os ativos em potencial: proteções robustas ao consumidor, incluindo privacidade e segurança do consumidor, conformidade estrita com KYC, cumprimento das leis e regulamentos locais e estabilidade como meio de pagamento.

A Mastercard também observou que está “engajando-se ativamente com vários dos principais Bancos Centrais ao redor do mundo” para apoiar iniciativas de moedas digitais de Bancos Centrais, as CBDCs.

No ano passado, a empresa lançou uma "sandbox" para demonstrar como um CBDC pode ser usado para liquidar compras de consumidores usando a infraestrutura da Mastercard.

O anúncio da Mastercard também relatou uma demanda crescente por ativos digitais entre seus clientes, observando que muitos usuários têm comprado criptoativos com seus Mastercards em meio ao atual mercado em alta.

Os ativos digitais estão se tornando uma parte mais importante do mundo dos pagamentos”, concluiu a Mastercard.

"Estamos aqui para permitir que clientes, comerciantes e empresas movam valor digital - tradicional ou cripto - como quiserem. A escolha deve ser sua, o dinheiro é seu."

A Mastercard já dedicou recursos significativos para explorar a tecnologia de registro distribuído, com a empresa atualmente detendo 89 patentes de blockchain, enquanto outros 285 pedidos estão pendentes.

O provedor de pagamentos está envolvido com pagamentos cripto há algum tempo, em parceria com Wirex e BitPay para criar cartões de criptomoedas, embora nenhuma criptomoeda seja movida pela rede da Mastercard.

O anúncio da Mastercard é o mais recente de uma série de adoção institucional de criptomoedas ocorridas nas últimas semanas. Esta semana, a Tesla anunciou a compra de US$1,5 bilhão de Bitcoin de sua reserva de caixa, acrescentando que em breve aceitará pagamentos de Bitcoin por seus carros.

Na semana passada, o PayPal dobrou a quantidade de criptomoedas anunciando que oferecerá pagamentos em criptomoedas para 26 milhões de pontos de vendas, após adoção ter "excedido as expectativas".

Uma semana antes, o presidente e CEO da Visa, Al Kelly, reafirmou seu compromisso com pagamentos por criptomoedas e onramps durante sua teleconferência de resultados do primeiro trimestre.

Além disso, começaram a surgir especulações sobre quais outras empresas de tecnologia serão as próximas a entrar na toca do coelho da criptomoeda, com o provedor de serviços financeiros RBC Capital Markets afirmando que a Apple deveria seguir os passos de Tesla. O analista do RBC, Mitch Steves, escreveu aos clientes que o desenvolvimento de uma exchange de criptomoedas na Carteira da Apple criaria um novo mercado com possibilidade de crescimento considerável.

Fonte: cointelegraph