Mineração de Bitcoin pode sinalizar que estamos em um mercado de alta

Por 22/04/2019
22/04/2019


De acordo com Alex Krüger, economista e analista de mercados globais, o custo de breakeven para operações eficientes de mineração de Bitcoin atualmente gira em torno de US $3.550.

 

Nos principais mercados de criptomoedas, o preço do Bitcoin é de US $5.265, o que para as mineradoras apresenta um lucro substancial por cada bloco minerado, considerando o preço de equilíbrio de US $3.550 e a potencial valorização do Bitcoin.

Enquanto a análise da Alex Krüger usa a taxa de eletricidade em US $0,055 por kWh, dependendo da região em que os mineradores se baseiam, a taxa pode variar.

Por exemplo, Alex disse que a CoinGeek reportou uma taxa de eletricidade de US $0,073 por kWh para minerar as criptomoedas de prova de trabalho (PoW) como Bitcoin em dezembro passado, o que aumentaria o custo de equilíbrio da mineração de Bitcoin.

“A CoinGeek está negociando para vender seus mineradores (62k unidades com 960k TH/s) e outros ativos (por exemplo, http://coingeek.com) por US $45,5 milhões. O custo operacional médio é de $0,073/kWh, resultando em $3580 de breakeven operacional (assumindo usado para minerar BTC não BSV).”

Ao longo do segundo semestre de 2018, particularmente nos últimos meses do ano, o custo de breakeven do Bitcoin caiu abaixo do preço real do Bitcoin, levando as mineradoras a registrar perdas líquidas em suas operações.

Muitas mineradoras tiveram que continuar operando em todo o mercado de baixa, porque a maioria das operações garante acordos de energia de longo prazo com fornecedores de eletricidade, adquiriram equipamentos ASIC caros e obtiveram arrendamentos longos para operar centros de Bitcoin em grande escala.

A mineração de Bitcoin não foi muito rentável no segundo semestre de 2018 devido à queda do preço do Bitcoin

 

Como Andreas Antonopoulos, um especialista em criptomoedas e segurança amplamente reconhecido, falou sobre a teoria da "espiral da morte" que argumenta que o Bitcoin poderia existir se todos os mineradores deixassem o protocolo, é difícil para as mineradoras desistirem de todas as suas operações depois de seu compromisso inicial com isso.

“Parte da razão pela qual é improvável que isso aconteça é que os mineradores têm uma perspectiva muito mais de longo prazo. O que significa que, eles têm investimentos existentes em equipamentos e eles geralmente compram eletricidade em planos de longo prazo, eles não pagam por semana. E, portanto, se tiverem que esperar para se tornar rentáveis por mais três meses e tiverem o equipamento no lugar, não o estão desligando.”

Como tal, muitos mineradores continuaram a proteger a rede blockchain do Bitcoin através da mineração em todo o brutal mercado de urso de 16 meses.

Agora que a mineração de Bitcoin está lucrativa mais uma vez, supondo que o preço do Bitcoin não caia abaixo da marca de US $4.000 no curto prazo, mais mineradoras poderiam entrar no mercado para minerar a criptomoeda dominante antes de sua recompensa por bloco minerado cair pela metade, programada para ocorrer em maio de 2020.

Quando este evento acontece, chamado de “halving”, a taxa na qual as novas moedas são produzidas pelos mineradores diminui, resultando em lucros menores para os mineradores.

Mas, como o preço do Bitcoin normalmente sobe no “halving” porque reduz o potencial de oferta circulante do Bitcoin nas exchanges e em outros mercados, as mineradoras geralmente acabam em uma boa posição.

É difícil afirmar conclusivamente que a lucratividade da mineração de Bitcoin pode efetivamente sinalizar o fim da correção do mercado de criptomoedas.

Mas, considerando que a mineração é um setor chave para a sustentabilidade das criptomoedas, um ecossistema de mineração saudável melhoraria o sentimento em torno do Bitcoin e do restante do mercado de criptomoedas, especialmente para redes blockchain de prova de trabalho.

Mais importante, o Bitcoin historicamente mostrou um movimento de alta de um ano antes de um “halving”, um dado que os mineradores podem considerar previsível no futuro.

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

Fonte: ccn


COMENTÁRIOS