Sucesso da testnet da Cardano (ADA) mostra como a descentralização deve funcionar

Por 06/01/2020
06/01/2020

O cofundador da Cardano, Charles Hoskinson, tuitou ontem sobre os desenvolvimentos na rede de testes incentivada Shelley. É necessário mais trabalho para resolver os problemas menores, mas, no geral, ele está satisfeito com o progresso.

Desde 29 de novembro de 2019, quando o primeiro saldo instantâneo da ADA ocorreu, o testnet avançou por vários estágios. O evento mais recente foi o lançamento da Carteira de recompensas na segunda-feira desta semana.

A partir de então, os detentores de tokens ADA, que participavam da rede de teste, poderiam delegar seus tokens com uma escolha de operadores de stake pools. A recompensa são mais tokens ADA, que se tornará consumível após a conclusão do testnet.

Nesse ponto, o testnet se integrará à mainnet, fazendo a transição do blockchain Cardano para uma rede descentralizada.

O princípio fundamental da fase Shelley é a descentralização. Além disso, com os desenvolvimentos recentes na rede de teste, a rede Cardano deu um salto significativo para alcançar esse objetivo.

Ao recompensar a delegação e incentivar os operadores de stake pools de terceiros, os desenvolvedores, a IOHK, esperam fazer da Cardano a rede mais descentralizada do mercado.

Atualmente, existem 466 pools de participação participando do testnet, mas a Cardano tem como objetivo atrair cerca de 1000 operadores para a rede.

"Esperamos que a Cardano seja 50 a 100 vezes mais descentralizada do que outras grandes redes de blockchain, com o esquema de incentivos projetado para alcançar o equilíbrio em torno de 1.000 pools de participações."

Por outro lado, a rede Bitcoin opera em 20 grandes pools de mineração, dos quais 81% estão concentrados na China.

Os maiores pools de mineração de Bitcoin

Isso pode ter sérias implicações para o Bitcoin. De fato, pontos de interrogação sobre se o Bitcoin é realmente descentralizado continuam desde que a mineração de Bitcoin se tornou um show corporativo.

Embora Satoshi Nakamoto possa ter imaginado a mineração de Bitcoin como algo que as pessoas comuns possam fazer, na realidade, ela está disponível apenas para alguns poucos.

Algumas pessoas e corporações que exploram o Bitcoin, só podem fazê-lo porque tiram vantagem de economias de escala. Sem eletricidade barata e/ou usinas de mineração dedicadas, sem mencionar as mais recentes (caras) plataformas ASIC, a mineração de Bitcoin não é lucrativa.

“Ter tanto poder de mineração centralizado em um país coloca em dúvida a descentralização do Bitcoin e expõe a rede Bitcoin a um grau preocupante de risco político.”

Por outro lado, a barreira de entrada para operar um stake pool com a Cardano é muito menor. Isso por si só dispersa o controle sobre um grupo mais amplo. E, como uma rede de proof of stake, a eletricidade e o poder de processamento do computador se tornam secundários.

De acordo com a IOHK, os requisitos mínimos para operar um stake pool da Cardano são:

- 4 GB de RAM

- uma boa conexão de rede com largura de banda de 1 GB